Os tão aguardados shows do Natal em Natal têm início nesta quinta-feira, dia 25, na área da engorda da Praia de Ponta Negra. A atração principal do evento é a entrada completamente gratuita para o público, que poderá aproveitar uma extensa programação musical. A prefeitura da capital potiguar divulgou, no entanto, uma série de regras e orientações sobre o que é permitido levar ao local, visando garantir a segurança de todos.
Regras de segurança para um evento tranquilo
Para evitar riscos e assegurar a fluidez do evento, a organização estabeleceu uma lista de itens proibidos. A fiscalização será rigorosa, com foco especial em objetos de vidro, como garrafas, sprays e perfumes, que podem causar acidentes. Também está vetada a entrada de qualquer objeto cortante ou perfurante, além de armas – sejam brancas ou de fogo – mesmo para portadores de autorização.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, os cuidados são fundamentais para proporcionar tranquilidade e evitar incidentes que possam comprometer a festa. "Então, pedimos a colaboração dos foliões e comerciantes para seguir as regras e contribuir com a organização do evento", afirmou. A prefeitura alerta que quem for flagrado com armas será encaminhado à polícia.
Orientações para o público e ambulantes
Além dos itens proibidos, a produção do evento recomenda que o público evite levar coolers grandes. A justificativa é que eles dificultam a vistoria e atrasam o acesso ao local. A sugestão é optar por bolsas térmicas menores, que facilitam a verificação. A prefeitura ressalta que toda inspeção será minuciosa, incluindo a checagem de tampas e fundo dos recipientes, em uma revista "demorada, mas necessária".
As regras para garrafas de vidro também se aplicam aos ambulantes, mesmo aqueles cadastrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Os comerciantes autorizados estarão posicionados na rua posterior à Francisco Gurgel, devidamente identificados com crachá. Essa via será mantida livre para pedestres, ambulâncias, viaturas e veículos da produção.
Acesso e expectativa de público
O público poderá acessar a área dos shows por quatro pontos principais:
- Rua Skal (lateral do Hotel Coral)
- Rua Pastor Rodolfo (lateral do Dom Aquino)
- Rua Moacir Cunha Melo (esquina do Hotel Esmeralda)
- Pórtico da Praia
Com uma ocupação hoteleira acima de 80% na semana do Natal, a expectativa da prefeitura é grandiosa. Estima-se um público de aproximadamente 70 mil a 80 mil pessoas por dia durante os shows natalinos, podendo chegar a até 150 mil pessoas na noite de Réveillon. O evento promete movimentar a cidade e oferecer entretenimento de qualidade com segurança para todos.