Ranking CBF 2026: Flamengo lidera, Corinthians sobe e Vasco entra no top-10
Ranking CBF 2026: Flamengo líder, Corinthians em 2º

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana a nova edição do seu Ranking Nacional de Clubes, referente ao ano de 2026. A lista, que serve como um termômetro do desempenho das equipes nos últimos cinco anos, trouxe algumas mudanças significativas no pódio e uma entrada surpreendente no seleto grupo dos dez primeiros.

Flamengo segue soberano, Corinthians avança para o vice-liderança

Pelo sexto ano consecutivo, o Flamengo ocupa o primeiro lugar do ranking. A manutenção da liderança do clube rubro-negro foi consolidada, principalmente, pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2025. A hegemonia do time carioca no cálculo da CBF permanece inabalável.

A grande mudança no topo ficou por conta da segunda posição. O Corinthians deu um salto e ultrapassou o Palmeiras, assumindo o posto de vice-líder. O avanço alvinegro é atribuído à conquista da Copa do Brasil, após campanhas de destaque em temporadas anteriores que já o colocavam perto deste feito.

Reordenamento no top-5 e o salto histórico do Vasco

Com a ascensão do Corinthians, o Palmeiras, vice-campeão brasileiro, manteve-se na terceira colocação, mesma posição do ranking anterior. No entanto, a equipe alviverde viu o São Paulo perder posições. O tricolor paulista caiu três degraus e agora é o quinto colocado, sendo também ultrapassado pelo Atlético-MG, que subiu uma posição e fechou o top-4.

Um dos destaques da lista foi a performance do Vasco da Gama. Por ter sido vice-campeão da Copa do Brasil, o clube cruz-maltino deu um salto de cinco posições e conseguiu uma vaga no top-10, ocupando a décima colocação. Foi uma das maiores ascensões entre os clubes mais bem colocados.

Como funciona o cálculo e o ranking das federações

O Ranking Nacional da CBF é elaborado com base em uma fórmula matemática que pondera os resultados dos clubes em competições nacionais ao longo dos últimos cinco anos. Conquistas mais recentes têm peso maior na pontuação final, o que explica as mudanças bruscas após títulos importantes.

No ranking por federações, São Paulo segue na liderança, seguido pelo Rio de Janeiro. A alteração mais relevante no top 10 deste critério foi a retomada do terceiro posto por Minas Gerais, que recuperou a posição que estava com o Rio Grande do Sul.

Confira o Top-20 do Ranking Nacional de Clubes da CBF para 2026:

  1. Flamengo
  2. Corinthians (+2)
  3. Palmeiras (-)
  4. Atlético-MG (+1)
  5. São Paulo (-3)
  6. Fluminense (+1)
  7. Botafogo (+1)
  8. Athletico (-2)
  9. Bahia (+2)
  10. Vasco (+5)
  11. Cruzeiro (+8)
  12. Grêmio (-2)
  13. Fortaleza (-4)
  14. Internacional (-2)
  15. Red Bull Bragantino (-1)
  16. Santos (-)
  17. Juventude (+1)
  18. Atlético-GO (-1)
  19. América-MG (-6)
  20. Vitória (+3)

A publicação do ranking oficializa o cenário de força do futebol nacional e serve como parâmetro para diversas definições da CBF, refletindo um ciclo de cinco anos de glórias e conquistas nos gramados brasileiros.