Palmeiras inicia 2026 com apenas Marlon Freitas e prioridade é zagueiro
Palmeiras: pré-temporada 2026 com apenas uma contratação

O Palmeiras deu início aos trabalhos para a temporada de 2026 com um movimento no mercado de transferências bem mais modesto do que parte da torcida esperava. Até o momento, o único reforço confirmado é o meio-campista Marlon Freitas, que chegou proveniente do Botafogo.

Direção alviverde sinaliza cautela no mercado

Após um ano de 2025 sem conquistar títulos, mas com três vice-campeonatos (Paulistão, Brasileirão e Copa Libertadores), a expectativa de uma movimentação maior do Departamento de Futebol não deve se concretizar. Uma fonte ligada à direção do clube foi categórica: "Quem espera por muitas contratações no Palmeiras vai se decepcionar".

O plano da diretoria, em sintonia com a comissão técnica comandada por Abel Ferreira, é bem específico. A ideia é buscar apenas jogadores que tenham capacidade de elevar o nível atual do elenco, o que naturalmente reduz o número de nomes cotados. A estratégia é fazer ajustes pontuais, mantendo a base do time que foi vice em três competições importantes no ano passado.

Zagueiro é a prioridade imediata

No momento, a principal necessidade do elenco é a contratação de um zagueiro. Abel Ferreira conta atualmente com Gustavo Gómez, Murilo, Bruno Fuchs e o jovem Benedetti, que também disputará a Copinha. A saída de Micael, que está próximo do Inter Miami, deixou um espaço a ser preenchido no setor, e o clube busca ativamente um novo nome para a defesa.

Outra posição que estava em análise era a de primeiro volante, para repor a saída de Aníbal Moreno, que foi vendido em definitivo para o River Plate. No entanto, segundo informações do colunista PVC, do UOL, o Palmeiras acalmou essa busca. A comissão técnica quer observar o desempenho da dupla formada por Lucas Evangelista e o recém-chegado Marlon Freitas antes de tomar uma decisão.

Movimentações no elenco e estreia na temporada

Além de Marlon Freitas (chegada) e Aníbal Moreno (saída), o Palmeiras negociou outros jogadores. Micael (Inter Miami), Gilberto (Athletico-PR), Rômulo (Novorizontino) e Caio Paulista (Grêmio) foram emprestados. Apenas o volante argentino saiu em caráter definitivo.

O clube também chegou a sondar o atacante venezuelano Savarino, do Botafogo, mas não tratou a posição como prioridade. O jogador, que atua como meia ofensivo e ponta, deve fechar com o Fluminense. No ataque, uma nova contratação só deve ocorrer se Bruno Rodrigues for negociado. O atacante desagradou a direção ao participar de um torneio amador durante as férias, mas propostas de Inter e Mirassol não avançaram.

O Palmeiras estreia na temporada 2026 no próximo sábado, às 20h30 (horário de Brasília), enfrentando a Portuguesa no estádio do Canindé, pelo Campeonato Paulista.