Palmeiras lidera Ranking Conmebol 2026 e supera Flamengo após final
Palmeiras lidera Ranking Conmebol 2026, Flamengo é 2º

O Palmeiras conquistou o topo do Ranking Conmebol de clubes para 2026, divulgado pela entidade sul-americana nesta segunda-feira (15). A liderança vem mesmo após a derrota na final da Libertadores para o Flamengo, superando o rival carioca na classificação geral que serve como referência para a formação dos potes nas competições continentais.

O que é e para que serve o ranking?

O Ranking Conmebol funciona como uma bússola para a montagem dos cabeças de chave da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. A posição é determinada pelo desempenho dos clubes nas últimas dez temporadas em torneios organizados pela confederação, incluindo Libertadores, Sul-Americana e Recopa.

O time comandado por Abel Ferreira assumiu a liderança, desbancando o River Plate, que era o primeiro colocado na edição de 2025. O Flamengo ficou com a segunda colocação no ranking atual, seguido por River Plate e Boca Juniors, que completam o top quatro.

Definição dos potes para a próxima Libertadores

Com a divulgação do ranking, a próxima edição da Libertadores tem quase todos os seus cabeças de chave definidos. Os clubes que devem ocupar o pote 1 são: Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors, Peñarol, Nacional-URU, Fluminense, Independiente del Valle e LDU ou Libertad.

A vaga da LDU está condicionada à sua campanha no Campeonato Equatoriano. A equipe precisa terminar a competição na segunda posição, mas falta uma rodada para o fim e ela ocupa atualmente o terceiro lugar.

Brasileiros entre os 30 melhores

Além do Palmeiras e do Flamengo, o Brasil tem mais dez representantes entre os 30 melhores clubes do ranking de 2026. A lista de brasileiros é a seguinte:

  • Atlético-MG (6º)
  • São Paulo (7º)
  • Fluminense (11º)
  • Athletico (12º)
  • Internacional (13º)
  • Grêmio (14º)
  • Botafogo (19º)
  • Corinthians (22º)
  • Santos (27º)
  • Cruzeiro (29º)

Comparação com o ranking anterior

A mudança na liderança foi a principal alteração em relação ao ranking de 2025. Na lista do ano passado, o River Plate era o líder, com o Palmeiras na vice-liderança e o Boca Juniors em terceiro. O Flamengo ocupava a quarta posição.

O Peñarol, do Uruguai, manteve a quinta colocação de um ano para o outro, demonstrando consistência. A presença brasileira se manteve forte, com destaque para a ascensão de clubes como São Paulo e a manutenção de outros no grupo das melhores equipes do continente.

O ranking completo de 2026, na ordem, é: Palmeiras, Flamengo, River Plate, Boca Juniors, Peñarol, Atlético-MG, São Paulo, Nacional (URU), Racing, LDU, Fluminense, Athletico, Internacional, Grêmio, Olímpia, Independiente del Valle, Libertad, Estudiantes, Botafogo, Cerro Porteño, Lanús, Corinthians, Bolívar, Independiente, Colo-Colo, Vélez Sarsfield, Santos, Barcelona (EQU), Cruzeiro e Atlético Nacional.

Em nota separada, a Agência Brasil informou que o Mundial de Clubes de vôlei masculino começa nesta terça-feira em Belém. O Cruzeiro, primeiro brasileiro a estrear, enfrenta o japonês Osaka às 10h. A equipe mineira está entre os favoritos ao título, por ser a vencedora da Superliga 2024/25.