Via Sacra de Oriximiná 2025: preparativos começam para maior teatro a céu aberto do Pará
Preparativos para a 48ª Via Sacra de Oriximiná começam

Os preparativos para uma das mais tradicionais e grandiosas expressões culturais e religiosas do oeste do Pará já estão em andamento. A 48ª edição da Via Sacra de Oriximiná começou a sua fase de organização com a realização de oficinas teatrais voltadas para a preparação do elenco e o reconhecimento dos textos.

Como participar das oficinas preparatórias

Interessados em fazer parte dessa imensa produção teatral devem comparecer ao Cliper Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h30. As oficinas são a porta de entrada para integrar o elenco, que é composto por voluntários de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Além da atuação nas cenas, muitos participantes contribuem de outras formas essenciais para o espetáculo. Eles ajudam ativamente na confecção de cenários, no preparo das vestimentas dos personagens e no apoio logístico necessário para que o evento aconteça. Essa mobilização comunitária é um dos pilares do sucesso da encenação, considerada o maior espetáculo teatral a céu aberto do oeste do Pará.

Datas e momentos da encenação em 2025

As apresentações deste ano estão programadas para ocorrer em três datas significativas da Semana Santa. No dia 2 de abril, Quinta-feira Santa, será encenada a Conspiração contra Jesus. No dia seguinte, 3 de abril, Sexta-feira da Paixão, acontece a tradicional Via Sacra de rua, que percorre vias públicas da cidade. Por fim, no 5 de abril, Domingo de Páscoa, a celebração culmina com a cena da Ressurreição de Cristo.

Mudança no elenco e reconhecimento como patrimônio

Uma novidade marcante para a edição de 2025 é a mudança de papel do ator Patrício Coimbra. Após oito anos interpretando Jesus Cristo, ele passará a dar vida ao personagem Herodes. Coimbra explicou que a pausa na interpretação do protagonista foi uma decisão necessária, mas ele planeja retomar o papel emblemático em 2027.

"Em 2028 a Via Sacra completa 50 anos. Pretendo encerrar o ciclo de 10 anos interpretando Jesus nesse ano emblemático para todos que fazem parte dessa produção. Eu não vou abandonar a Via Sacra, vou ajudando de alguma forma", afirmou o ator.

A importância cultural do evento foi oficialmente reconhecida em 2020, quando a Via Sacra de Oriximiná foi declarada patrimônio histórico, cultural e artístico do Estado do Pará. A honraria foi concedida por meio da Lei N° 9.116/2020, sancionada pelo governador Helder Barbalho (MDB), consolidando ainda mais a relevância da tradição para a identidade cultural da região.