O cinema nacional está em festa e com os olhos voltados para a maior premiação do cinema mundial. Após a conquista histórica no Globo de Ouro, os atores Thomas Aquino e Carlos Francisco, integrantes do elenco do filme "O Agente Secreto", de Kléber Mendonça Filho, falaram sobre a expectativa para a cerimônia do Oscar 2026.
Celebração e confiança após o Globo de Ouro
Neste domingo (11), o longa-metragem brasileiro venceu a categoria de melhor filme em língua não-inglesa no Globo de Ouro. Além disso, Wagner Moura, protagonista da produção, levou para casa o troféu de melhor ator de filme de drama.
Em entrevista à GloboNews, Thomas Aquino, que interpreta Arlindo no filme, demonstrou otimismo. "Se for pela energia do povo brasileiro, a gente já ganhou o Oscar. Está todo mundo torcendo, é muito bonito ver", afirmou o ator.
Carlos Francisco, que vive o personagem Alexandre, compartilhou da mesma felicidade e orgulho. "Me sinto muito feliz, lisonjeado de fazer parte de um projeto como esse. Carlos sabe a luta que a gente tem aqui pra fazer a cultura acontecer. E a gente mostra quão bom nós somos, direção, fotografia, atores, atrizes potentes. Tenho certeza que a gente vai conquistar mais alguma coisa nesse Oscar", comemorou o ator recifense.
O significado da vitória para o cinema brasileiro
Os dois artistas também destacaram o momento de valorização da produção cinematográfica nacional. Carlos Francisco, que no filme interpreta um projecionista de cinema de Recife, refletiu sobre o impacto da conquista.
"Ver o filme tendo essa carreira incrível e caminhando para o Oscar é uma alegria muito grande. Alegria maior ver a população torcendo pelo filme e indo ao cinema. Povo brasileiro prestigiando o cinema brasileiro. É uma das maiores conquistas de 'O Agente Secreto'", afirmou.
Ele também ressaltou a importância da premiação internacional para inspirar novas gerações de cineastas e contadores de história. "Significa que vale a pena contar a história do Brasil, mostrar sua visão de mundo. É isso que importa. Você ter seu olhar. Quanto mais for particular, mais será universal. E para gente, é uma coroação".
Próxima parada: Oscar
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março. A dupla de vitórias no Globo de Ouro coloca "O Agente Secreto" e Wagner Moura em uma posição de destaque e aumenta as expectativas para uma possível repetição do sucesso no maior palco do cinema mundial.
A trajetória do filme, que já mobiliza o apoio do público brasileiro, é vista pelos atores não apenas como um reconhecimento artístico, mas como um marco para a cultura nacional, demonstrando a força e a qualidade da sétima arte produzida no país.