O cinema nacional celebrou uma noite histórica no último domingo (11). O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi o grande vencedor brasileiro na cerimônia do Globo de Ouro 2026, levando para casa duas estatuetas douradas.
Uma Noite de Conquistas para o Brasil
A dupla de prêmios veio nas categorias de Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, para a obra cinematográfica. Esta vitória na categoria de ator marcou um feito inédito: Wagner Moura se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer como Melhor Ator no Globo de Ouro.
O longa, que se passa nos anos 1970, narra a história de um professor universitário (interpretado por Moura) que retorna ao Recife durante a ditadura militar para reencontrar seu filho caçula, enfrentando grandes riscos. Em seu discurso emocionado, o ator agradeceu ao diretor e refletiu sobre o tema do filme.
"É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis", declarou Moura. Ele finalizou com um vibrante "viva o Brasil e a cultura brasileira", em português.
Reconhecimento Internacional e Promoção Especial
A vitória de "O Agente Secreto" como melhor filme em língua não-inglesa quebrou um jejum de 27 anos para o Brasil na premiação, desde a conquista de "Central do Brasil". A atriz Minnie Driver, ao anunciar o vencedor, surpreendeu ao dizer "parabéns" em português.
Kleber Mendonça Filho, ao receber o prêmio, mandou um "alô, Brasil" e dedicou a conquista aos jovens cineastas. "As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo", disse, elogiando Wagner Moura.
Para celebrar o feito, a rede de cinemas Cinesystem criou uma promoção especial. Até esta sexta-feira (16), qualquer pessoa que se chame Kleber, Wagner ou variações grafadas desses nomes (como "Cléber" ou "Vagner") tem direito a um ingresso gratuito. Basta apresentar um documento com o nome na bilheteria de qualquer cinema do grupo.
Na cidade de São Paulo, a promoção é válida nas unidades Cinesystem Belas Artes Frei Caneca, Cinesystem Morumbi Town e Cinesystem Pompeia.
Contexto e Concorrência
Wagner Moura venceu uma categoria extremamente competitiva. Ele superou nomes internacionais de peso como Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de lutador: The Smashing Machine"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").
O diretor Kleber Mendonça Filho encerrou seu discurso com um incentivo: "Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes".
O sucesso no Globo de Ouro 2026 coloca "O Agente Secreto" e seus realizadores em um patamar de destaque global, reforçando a força e a relevância da produção cinematográfica brasileira no cenário internacional.