Fachada do Edifício das Nações em SP exibe 'Feliz 2026' após 4 anos
Mensagem de Ano Novo volta ao Edifício das Nações em SP

A paisagem urbana de São Paulo recuperou um de seus símbolos festivos. Pela primeira vez desde o fim da pandemia, a fachada do emblemático Edifício das Nações, na zona oeste da capital, voltou a exibir uma mensagem comemorando a chegada de um novo ano. A frase "Feliz 2026" foi projetada nos andares do prédio, marcando o retorno de uma tradição que havia sido interrompida.

A Arquitetura que Permite a Mensagem

O feito é possível graças ao design inteligente do arquiteto Salvador Candia (1924-1991), responsável por ícones paulistanos como a Galeria Metrópole e o Edifício Joelma. O prédio de 22 andares, localizado próximo à marginal do rio Pinheiros, possui 220 janelas simétricas equipadas com brises móveis, também conhecidos como quebra-sóis.

É o contraste entre as placas verticais metálicas, quando fechadas, e os vãos escuros das janelas que permite a formação das letras e números. Essa característica única da fachada transformou o edifício em uma tela urbana desde os anos 1990.

Uma Tradição Interrompida e Retomada

As mensagens de fim de ano foram oficialmente suspensas em 2019, último ano de operação plena do centro administrativo do Itaú-Unibanco no local. Com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, a unidade foi desmobilizada. Registros em redes sociais, no entanto, indicam que a saudação apareceu pela última vez para celebrar a chegada de 2022.

Inaugurado nos anos 1970 para ser a sede do Unibanco, o edifício foi por anos um símbolo da transformação da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima no principal centro financeiro do Brasil. Após a fusão do Unibanco com o Itaú, no final dos anos 2000, o imóvel seguiu como área administrativa até a pandemia.

Nova Era e Requalificação

O ressurgimento da tradição está diretamente ligado a uma nova fase para o prédio. Adquirido neste ano pela investidora Central, o Edifício das Nações passará por um processo de requalificação conduzido pela incorporadora Planta.Inc e pelo escritório Metro Arquitetura.

Foi o novo proprietário, em conjunto com as empresas responsáveis pelo projeto de modernização, que decidiu retomar a prática. A mensagem "Feliz 2026" foi exibida no último dia 18 de dezembro, reinserindo um pedaço da história e da cultura visual paulistana no horizonte da cidade.

A volta da saudação anual não é apenas um gesto nostálgico, mas um sinal de revitalização para um marco arquitetônico que agora se prepara para um novo capítulo em sua história, mantendo viva uma tradição que encanta os paulistanos há décadas.