Condenado por roubo morre após troca de tiros com PM em Santarém
Homem condenado morre em intervenção policial no Pará

Um homem condenado pelo crime de roubo morreu após ser ferido durante uma ação policial na manhã deste sábado (17), na comunidade Jacamim, em Santarém, no oeste do Pará. A vítima, identificada como David Paz Rabelo, de 25 anos, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos após dar entrada no Pronto Socorro Municipal (PSM).

Mandado de prisão e tentativas de captura

De acordo com informações do Capitão PM Farias, havia contra David um mandado de prisão por regressão cautelar, expedido pela Vara de Execução Penal de Santarém. Ele havia sido condenado por roubo e ainda precisava cumprir 17 anos e 8 meses de pena de reclusão.

O capitão relatou que a Polícia Militar já havia tentado cumprir o mandado em outras ocasiões, mas o homem conseguira escapar das guarnições. A situação se desenrolou de forma diferente na manhã deste sábado, durante nova tentativa de captura.

Confronto e morte

Segundo o relato policial, os militares foram até a residência de David, mas ele não estava no local. Pouco depois, ele chegou pilotando uma motocicleta. Ao ser abordado, David desceu do veículo e efetuou o primeiro disparo contra os policiais.

Houve um primeiro contato e ele correu para uma área próxima, de onde realizou um segundo disparo, utilizando uma pistola Glock 9 milímetros. Foi nesse momento que ocorreu a segunda intervenção da polícia, que revidou.

"O mesmo foi socorrido, nós pedimos o apoio do Samu e ele foi levado ao PSM, mas evoluiu a óbito já no PSM", explicou o Capitão Farias.

Registro e investigação

O caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Santarém, que deve dar continuidade às investigações sobre as circunstâncias exatas do confronto. A morte de David Paz Rabelo ocorre após uma série de tentativas frustradas de cumprir a ordem judicial de prisão contra ele.