Crime no Acre: Homem é assassinado a tiros após invasão de casa
Vingança por morte de primo termina em assassinato no Acre

Um crime de vingança chocou a cidade de Mâncio Lima, no interior do Acre, na madrugada desta quarta-feira (31). Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi assassinado a tiros dentro de sua própria casa por um trio de homens encapuzados que se passaram por policiais. A vítima havia sido presa no final de novembro por matar um primo durante uma discussão por carne de tatu.

Detalhes da invasão e do assassinato

O crime ocorreu enquanto Carlos César dormia com a família. De acordo com o relato de um homem que estava na residência à Polícia Militar do Acre (PM-AC), ele e a esposa dormiam na sala quando ouviram batidas na porta. Do lado de fora, um indivíduo se identificou como policial e ordenou que a porta fosse aberta.

Ao atender, a testemunha viu a entrada de três homens com os rostos cobertos, que imediatamente impuseram silêncio. Os criminosos então começaram a arrombar as portas dos quartos até localizar o quarto de Carlos César, onde efetuaram os disparos. Após o ataque, o trio fugiu saltando uma cerca no quintal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima já estava sem vida no local. A polícia encontrou 11 cápsulas de munição na cena do crime. Até a tarde desta quarta-feira, ninguém havia sido preso.

O crime anterior que motivou a vingança

A morte de Carlos César está diretamente ligada a um homicídio ocorrido no final de novembro. Ele foi preso após matar seu primo, Claudemir Cruz Vieira, de 26 anos, durante uma violenta briga.

A discussão, que aconteceu na Comunidade de São Salvador, zona rural de Mâncio Lima, teve como motivo a posse da carne de um tatu que havia sido caçado no dia anterior. Durante a confusão, Carlos César foi agredido com um pedaço de madeira antes de desferir uma facada no primo.

A facada atingiu o lado esquerdo do corpo de Claudemir, na altura da costela. A vítima ainda conseguiu caminhar alguns metros, mas caiu morta em frente a uma igreja. Carlos César recebeu atendimento no Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho e, posteriormente, foi levado à delegacia, onde ficou preso.

Outro homicídio na região

Na mesma madrugada, em Cruzeiro do Sul, cidade vizinha, outro homicídio foi registrado. Vanderlanio de Araújo Lima, de 47 anos, foi encontrado morto às margens da BR-364, no bairro Lagoinha.

A vítima, que usava tornozeleira eletrônica, apresentava ferimentos de faca no corpo. Um homem que passava pelo local com um amigo encontrou o corpo e acionou a polícia. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

A Polícia Militar apurou que a vítima havia sido vista caminhando na rodovia com um homem não identificado. As investigações sobre os dois casos seguem em andamento.