Os paulistanos devem se preparar para um domingo marcado por calor intenso e tempo instável. A previsão para este 21 de dezembro indica um dia com sol predominante pela manhã, mas que dará lugar a nuvens e pancadas de chuva isoladas durante a tarde e o início da noite em vários pontos da cidade.
Calor e abafamento na capital
A temperatura na cidade de São Paulo sobe em relação ao sábado, com os termômetros podendo marcar até 31 graus Celsius. A umidade relativa do ar contribui para uma sensação de abafamento, especialmente no período da tarde, configurando um cenário típico da instabilidade que antecede a estação mais quente do ano.
De acordo com a Climatempo, a mínima na capital deve ficar em torno de 18°C. O avanço de áreas de instabilidade torna o tempo mais volátil após o meio-dia, com potencial para chuvas rápidas acompanhadas de trovoadas em alguns bairros e também na região metropolitana. À noite, as condições tendem a melhorar, com a gradual diminuição das precipitações.
Previsão para outras capitais brasileiras
O domingo quente e com possibilidade de chuva não é uma exclusividade de São Paulo. Confira as temperaturas mínimas e máximas previstas para outras nove capitais, segundo a Climatempo:
- Belém (PA): 24°C / 32°C
- Belo Horizonte (MG): 17°C / 28°C
- Brasília (DF): 19°C / 27°C
- Curitiba (PR): 15°C / 31°C
- Florianópolis (SC): 21°C / 28°C
- Goiânia (GO): 20°C / 28°C
- Porto Alegre (RS): 22°C / 36°C
- Rio de Janeiro (RJ): 20°C / 32°C
- Salvador (BA): 23°C / 31°C
Recomendações para o domingo
Diante da previsão de calor forte e tempo instável, os especialistas recomendam que a população se hidrate bem, use protetor solar e fique atenta a possíveis mudanças bruscas no tempo durante a tarde. Para quem planeja atividades ao ar livre, é aconselhável ter um guarda-chuva à mão e evitar áreas de risco durante as eventualidades de chuva mais forte.