Um forte temporal acompanhado de granizo atingiu cidades das regiões de Jundiaí e Sorocaba, no interior de São Paulo, durante a tarde e noite deste domingo (7). O fenômeno causou transtornos como alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de água e energia elétrica em alguns municípios.
Registros de granizo e alagamentos
Em Itupeva, moradores registraram com vídeos e fotos o momento em que a chuva forte veio acompanhada de pedras de granizo. Um dos bairros afetados foi o Santa Julia. Não há informações sobre vítimas ou danos graves no município.
Na região de Sorocaba, a cidade de Salto foi uma das mais impactadas. O temporal provocou alagamentos em vias públicas e a queda de galhos de árvores. Moradores relataram falta de água e energia elétrica em vários bairros no início da noite.
Atuação da Defesa Civil e serviços
De acordo com a Defesa Civil do estado, em Salto foram registrados pontos de alagamento no bairro Caxambu e duas quedas de árvores – uma em área comum de um condomínio e outra em via pública. A instituição confirmou que não houve registro de vítimas. Equipes municipais atuaram no atendimento das ocorrências e no monitoramento de áreas de risco.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto informou que três estações de captação foram afetadas: João Jabour, Piraí e Bela Vista. Destas, as duas últimas precisaram operar com o auxílio de geradores devido aos problemas na rede elétrica.
Volume de chuva e alertas
A Defesa Civil registrou um acumulado de 51 milímetros de chuva no bairro Vila Nova, em Salto. Este volume representou o segundo maior acumulado no estado de São Paulo durante o dia 7 de abril.
O órgão estadual já havia emitido um alerta informando que, entre a tarde e a noite de domingo, havia risco de pancadas isoladas de chuva em todo o estado. Essas pancadas poderiam ser de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e ventania.
Além de Salto e Itupeva, a Defesa Civil também registrou chuva forte em Porto Feliz e Itu no início da noite, mas sem detalhes sobre estragos ou vítimas nessas localidades até o momento.