A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou, neste sábado (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um novo procedimento médico. A informação foi compartilhada por meio das redes sociais, onde ela detalhou que a intervenção tem como objetivo tratar crises de soluço que persistem há aproximadamente nove meses.
Detalhes do procedimento médico
Segundo a publicação de Michelle Bolsonaro, o ex-presidente realizou um bloqueio do nervo frênico. Este nervo é responsável pelo controle do diafragma, músculo fundamental para a respiração. A técnica aplicada tem a função de reduzir temporariamente a atividade nervosa, com o potencial de interromper os episódios de soluço.
Em seu apelo aos seguidores, Michelle escreveu: “Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”.
Contexto da internação hospitalar
Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde a última quarta-feira (24). A internação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base em uma perícia da Polícia Federal. O objetivo inicial era a realização de uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral, procedimento que foi realizado no dia de Natal (25).
Antes da transferência para o hospital, o ex-presidente cumpria pena na Superintendência da Polícia Federal, também na capital federal. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento na trama golpista, e a mudança para o ambiente hospitalar ocorreu devido à necessidade de acompanhamento médico e realização das intervenções cirúrgicas.
Acompanhamento e próximos passos
Desde o início da internação, Michelle Bolsonaro tem usado suas redes sociais para fornecer atualizações sobre o estado de saúde do marido e para pedir orações. Ela descreveu os últimos nove meses como um período marcado por sofrimento e preocupação devido às crises persistentes de soluço.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o resultado do bloqueio do nervo frênico ou sobre uma possível data de alta hospitalar. A equipe médica responsável pelo caso não divulgou novos boletins após o procedimento deste sábado. O ex-presidente permanece sob cuidados médicos enquanto continua cumprindo a pena determinada pela Justiça.