Um novo projeto musical acaba de lançar luz sobre uma faceta menos explorada do gênio alagoano Hermeto Pascoal. Intitulado Obra Viva de Hermeto Pascoal – Vol. 1 Flautas, o trabalho é o primeiro volume de uma série dedicada à sua vasta obra e foi lançado no formato LP e nas plataformas digitais pela gravadora Rocinante.
O resgate de um acervo precioso
O álbum reúne composições escritas por Hermeto Pascoal entre os anos de 1982 e 1985, muitas delas inéditas ou pouco conhecidas do grande público. O ponto de partida foi o acervo de partituras do próprio músico, que passou por um processo de digitalização conduzido pelo multi-instrumentista mineiro Felipe José. A partir desse material, foram selecionadas peças que demonstram o profundo conhecimento e a criatividade singular de Hermeto em relação às flautas, instrumentos fundamentais em sua trajetória.
Jovino Santos Neto, ex-integrante do grupo de Hermeto e responsável pela organização do acervo, ressalta a maestria do compositor. Ele afirma que o Bruxo conhece profundamente todos os recursos e limites da flauta, o que fica evidente nas complexas e ousadas linhas melódicas e harmônicas presentes nas obras.
Uma constelação de talentos nas flautas
Para dar vida a essas partituras, o projeto reuniu um time de primeira linha da música instrumental brasileira. Os flautistas Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves e Marcelo Martins são os protagonistas, trazendo sua técnica e sensibilidade para cada nota. Em determinadas faixas, a formação é enriquecida pelo piano de Marcelo Galter e pelo trombone de Rafael Rocha.
O resultado é uma sonoridade que, nas palavras do colunista Aquiles Rique Reis, é de tirar o fôlego. A execução dos músicos não apenas revive as composições, mas também desmistifica supostas barreiras entre a música popular e a erudita, mostrando a dimensão exata da inventividade que fervilhava na mente do mestre.
Destaques do álbum e ficha técnica
A audição do LP é uma viagem por diferentes texturas e emoções. A faixa de abertura do Lado A é Amigo Sion, uma composição de 1982 que ganhou um arranjo para flautas por volta de 1985, com Carlos Malta assumindo a flauta em sol.
Os quartetos para flautas e trombone são outro ponto alto, explorando desde dissonâncias explícitas, como no N.º 1, até melodias mais líricas, como no N.º 2. Já os duos de flautas brilham em sua interação: O Duo de Flautas n.º 1, com Aline Gonçalves e Carlos Malta, é descrito como um divertimento saltitante, enquanto O Duo de Flautas n.º 2, a cargo de Eduardo Neves e Andréa Ernest Dias, transborda lirismo e nordestinidade.
O projeto contou com a direção artística de Sylvio Fraga e a direção e produção musical de Bernardo Ramos. A gravação ficou a cargo de Pepê Monnerat, Arthur Damásio e Flávio Marcos Batata, com mixagem e masterização de Arne Schumann.
Publicado em 20 de dezembro de 2025, Obra Viva de Hermeto Pascoal – Vol. 1 Flautas se consolida como uma celebração essencial da obra de um dos maiores gênios da música brasileira, agora abençoada pela interpretação de instrumentistas de alto nível que souberam capturar e realçar toda a sua complexidade e beleza.