O prestigiado jornal britânico The Guardian divulgou nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a lista dos 100 melhores jogadores de futebol do mundo, e o Brasil teve uma representação significativa. Nove atletas brasileiros conseguiram um lugar no seletivo ranking, demonstrando a força da nação no cenário futebolístico global.
Os destaques brasileiros no top 30
A grande estrela brasileira na lista foi Raphinha, atacante do Barcelona. O jogador alcançou a impressionante oitava posição, sendo o mais bem colocado entre seus compatriotas. Além dele, apenas outros dois conseguiram entrar no grupo dos 30 primeiros: Vinícius Júnior, do Real Madrid, que ficou em 22º lugar, e Gabriel Magalhães, zagueiro do Arsenal, posicionado em 29º.
O ranking foi liderado pelo francês Ousmane Dembélé, do PSG, que também foi eleito o melhor do mundo no prêmio Fifa The Best. Em segundo lugar ficou o jovem espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, repetindo o pódio da premiação da Fifa. A principal mudança em relação ao The Best foi a inclusão do português Vitinha, meio-campista do PSG, no top 3. Ele havia ficado em sétimo no prêmio da entidade máxima do futebol.
Presença verde e amarela ao longo da lista
Além dos três no top 30, outros seis brasileiros completaram a presença nacional entre os 100 melhores. Confira a posição de todos:
- 42º - Marquinhos (PSG)
- 49º - Alisson (Liverpool)
- 59º - Estêvão (Chelsea)
- 69º - Bruno Guimarães (Newcastle)
- 72º - João Pedro (Chelsea)
- 87º - Arrascaeta (Flamengo)
- 97º - Antony (Real Betis)
Vale destacar que Arrascaeta foi o único jogador atuando no futebol brasileiro a figurar na lista, defendendo o Flamengo. Em 2024, sete brasileiros haviam entrado no ranking, mas nenhum deles atuava no país naquela ocasião.
Evolução e comparação com anos anteriores
A lista de 2025 mostra uma evolução na representação brasileira. Vini Jr., Raphinha, Gabriel Magalhães e Alisson mantiveram suas posições de destaque e foram mencionados novamente este ano. No entanto, alguns nomes que estavam presentes em 2024 não conseguiram se manter no top 100 em 2025, como é o caso de Rodrygo, Ederson e Savinho.
O top 10 completo do ranking do The Guardian ficou assim:
- Ousmane Dembélé (FRA) - PSG
- Lamine Yamal (ESP) - Barcelona
- Vitinha (POR) - PSG
- Mbappé (FRA) - Real Madrid
- Harry Kane (ING) - Bayern de Munique
- Erling Haaland (NOR) - Manchester City
- Achraf Hakimi (MAR) - PSG
- Raphinha (BRA) - Barcelona
- Mohamed Salah (EGI) - Liverpool
- Pedri (ESP) - Barcelona
Enquanto os brasileiros brilham nos clubes europeus, a seleção canarinho se prepara para o futuro. A CBF já definiu datas para amistosos contra França e Croácia, que serão realizados nos Estados Unidos. Na próxima Copa do Mundo, o Brasil está no Grupo C e enfrentará na primeira fase Marrocos, Haiti e Escócia.