Salvador anuncia programação do verão 2026 com Daniela Mercury e Lavagens
Verão 2026 em Salvador: programação completa com shows e eventos

O governo do estado da Bahia apresentou, nesta quarta-feira (17), o calendário oficial de eventos para a temporada de verão de 2026 na capital, Salvador. A extensa programação cultural, que começa no primeiro dia do ano, promete movimentar a cidade com uma mistura de tradição e contemporaneidade, incluindo as famosas lavagens, shows de grandes artistas, aulas de dança e uma série de atividades especiais em equipamentos públicos.

Destaques da Temporada: Do Réveillon ao Carnaval

A abertura oficial da estação acontece no dia 1º de janeiro de 2026, com a 26ª edição do consagrado show Pôr do Som, que terá a cantora Daniela Mercury como atração principal no Farol da Barra. Este evento marca o início de meses de intensa atividade cultural pela cidade.

Um dos grandes projetos anunciados é o Amô Pelô, que ocupará o Pelourinho durante janeiro e fevereiro. A iniciativa vai reunir uma ampla gama de manifestações artísticas, incluindo shows de nomes como Larissa Luz e Hiran, aulões de dança, rodas de samba, bailes, cortejos musicais, programação infantil, oficinas, rodas de conversa e performances de rua.

As tradicionais lavagens, que são marcas registradas da cultura baiana, também têm datas confirmadas. A programação inclui a Lavagem do Bonfim (15 de janeiro), a Lavagem de Santo Amaro (26 de janeiro) e a Lavagem de Itapuã (5 de fevereiro). Além disso, no dia 2 de fevereiro, o coletivo Ministereo Público comandará uma celebração a Iemanjá na Praia da Paciência.

Artistas Confirmados e Atividades Itinerantes

O projeto Amô Pelô trará ao Centro Histórico uma constelação de artistas. Estão confirmadas apresentações de Aila Menezes, Ana Mametto, Àttooxxá, Carla Visi, Cheiro de Amor, Cortejo Afro, É o Tchan, Escola Olodum, Gal do Beco, Ganhadeiras de Itapuã, Gerônimo, Jeane Lima, Josyara, Lia Chaves, Márcia Short, Mr. Armeng, Nara Couto, Olodum, Orquestra Sisaleira, Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Roça Sound, Samba Trator, Sarajane, Tambores e Cores, Tio Paulinho, Viola de doze e Yayá Muxima.

A programação não ficará restrita ao Pelourinho. O Verão nos Bairros levará atividades itinerantes para diversas regiões de Salvador, com ações que incluem:

  • Samba da Bahia no Espaço Xisto Bahia (Centro) e na Casa da Música (Itapuã).
  • Verão Solar no Cine Teatro Solar Boa Vista (Brotas).
  • Verão das Infâncias no Espaço Cultural Alagados (Cidade Baixa/Uruguai).
  • Lauro na Cena no Cine Teatro Lauro de Freitas (Lauro de Freitas).

Museus, Bibliotecas e Virada Cultural

A rede de museus estaduais participa com a Virada Cultural, uma maratona de 30 a 36 horas de atividades ininterruptas em cada local. A agenda inclui shows, exposições, oficinas, videomapping, performances e ações educativas nas seguintes datas e instituições:

  • Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BA): 17 e 18 de janeiro.
  • Parque Histórico Castro Alves: 24 e 25 de janeiro.
  • Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): 31 de janeiro a 1º de fevereiro.
  • Museu de Arte da Bahia (MAB): 7 a 8 de fevereiro.

O recentemente reaberto Museu do Recôncavo Wanderley Pinho também terá uma programação especial durante a temporada.

As bibliotecas públicas estaduais integrarão o Projeto Verão nas Bibliotecas. Participam do circuito a Biblioteca Central do Estado, Anísio Teixeira, de Extensão (Bibex), Infantil Monteiro Lobato, Thales de Azevedo, Juracy Magalhães Júnior (em Salvador e Itaparica) e a Virtual Consuelo Pondé. Entre as atrações, a Biblioteca Anísio Teixeira receberá, no dia 22 de janeiro, a contação de história “A bela adormecida no samba”, da autora Sônia Rosa, e a exposição “Cultural, Festa e Patrimônio – O Carnaval e Outras Celebrações Populares de Salvador – BA”, em cartaz de 3 a 30 de janeiro.

Com esta programação diversificada e abrangente, o verão de 2026 em Salvador se prepara para ser uma grande celebração da cultura baiana, reforçando a cidade como um dos principais destinos culturais e turísticos do país.