O clássico contra o Vasco marcou, de fato, o pontapé inicial da temporada do Flamengo em 2026, mas com uma mudança significativa de planos. O clube rubro-negro decidiu manter o técnico Filipe Luís à beira do gramado e passar a utilizar jogadores do elenco profissional a partir de agora, antecipando uma estratégia que inicialmente previa mais tempo de pré-temporada para os atletas do grupo principal.
Mudança de estratégia após início ruim do sub-20
A definição sobre a presença de atletas do sub-20, a formação mista ou a utilização de força máxima ficará a cargo da comissão técnica, mas todos os jogadores estarão à disposição. A vitória sobre o rival Vasco marcou a estreia de boa parte da chamada cavalaria em 2026. Os atletas do grupo principal se reapresentaram no dia 12 de janeiro e, inicialmente, teriam mais tempo de pré-temporada.
No entanto, o desempenho do sub-20 no Campeonato Carioca, com apenas um ponto em três jogos, e o risco real de o Flamengo disputar o quadrangular contra o rebaixamento levaram à mudança de planos. A decisão foi tomada em reunião no CT Ninho do Urubu, na última terça-feira, véspera da partida.
Filipe Luís assume riscos da decisão
O técnico rubro-negro falou abertamente sobre os riscos envolvidos na mudança de planejamento. Riscos sempre existem. No primeiro planejamento que foi feito também havia riscos, disse Filipe Luís. Esses riscos aconteceram de forma negativa e, para a instituição, foi importante mudar o planejamento.
Ele lembrou que no ano passado usou o Carioca como pré-temporada para melhorar a forma física dos jogadores, com os riscos que isso envolvia, e acabou conquistando o título estadual. Pode ser que meu trabalho esteja em jogo, mas quero correr esse risco, afirmou o treinador. Todas as decisões exigem muita coragem das pessoas que estão aqui. Por sorte, somos pessoas corajosas e assumimos os riscos. Vamos enfrentá-los.
Composição do time no clássico
Neste primeiro compromisso do ano, o Flamengo não contou apenas com seis jogadores. O goleiro Andrew, recém-chegado, não foi inscrito a tempo por questões burocráticas. Já Arrascaeta, Ayrton Lucas, Danilo, De la Cruz e Jorginho foram poupados por motivos físicos.
O time da Gávea foi a campo com:
- Rossi
- Emerson Royal
- Vitão
- Léo Pereira
- Daniel Sales
- Erick Pulgar
- Evertton Araújo
- Carrascal
- Plata
- Everton Cebolinha
- Bruno Henrique
Durante o clássico, também entraram Léo Ortiz, Alex Sandro, Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro.
Processo detalhado de decisão
Filipe Luís explicou o processo que levou às escolhas dos jogadores para o jogo. Sempre tentamos conversar com todos os departamentos e depois analisamos os relatórios, disse o técnico. Mas, no fim das contas, sou eu que tenho o 'olhômetro' e converso com os jogadores. Alguns estavam à disposição, outros não. Alguns se sentiam preparados, outros não, ou talvez não para começar ou ter uma minutagem maior.
Ele destacou a importância do trabalho detalhado da equipe técnica. O trabalho é muito detalhado, da fisiologia à preparação física. Não é à toa que nossa equipe chegou à final do Mundial contra a melhor equipe do mundo, o PSG, correndo e sem machucados. Tenho muito orgulho do meu preparador físico, Diogo Linhares, afirmou Filipe Luís.
Contexto financeiro do clube
Enquanto ajusta sua estratégia em campo, o Flamengo também ganha posição em lista de clubes mais ricos do mundo. O clube carioca tem receita estipulada em 202,7 milhões de euros, cerca de R$ 1,26 bilhão na cotação atual. O aumento é de apenas 1%, mas foi suficiente para subir na lista. Esta foi a segunda vez que o Rubro-Negro apareceu na lista da Deloitte, demonstrando sua solidez financeira mesmo em meio a ajustes táticos na temporada.