Massa de ar polar chega ao RS e promete alívio do calor a partir de domingo
Frente fria chega ao RS e promete alívio do calor

Os gaúchos que têm sofrido com as altas temperaturas dos últimos dias podem finalmente respirar aliviados. A primeira massa de ar polar de 2026 está a caminho do Rio Grande do Sul e deve chegar ao estado já no próximo domingo, dia 4 de janeiro, prometendo um alívio significativo do calor intenso.

Alívio do calor com a chegada do ar polar

De acordo com os meteorologistas da Climatempo Meteorologia, a chegada da massa de ar frio deve resultar em temperaturas mínimas e até máximas mais baixas na próxima semana. A mudança será sentida de forma acentuada já na manhã de domingo, com as temperaturas permanecendo baixas durante a tarde, o que intensificará a sensação de frio em comparação com o dia anterior.

No entanto, os especialistas fazem uma ressalva importante: não se trata de uma onda de frio. Os modelos meteorológicos ainda indicam temperaturas próximas dos 29ºC em áreas da Grande Porto Alegre e no interior gaúcho. Apesar disso, a mudança será bem-vinda. "A massa de ar mais fria vai trazer uma redução nas temperaturas e alívio maior do calor na semana que vem", afirmou a Climatempo.

Previsão do tempo até o domingo (4)

A transição para o tempo mais ameno não será imediata e será precedida por instabilidade. Nesta sexta-feira, dia 2, o avanço de uma frente fria deve causar:

  • Chuva
  • Raios
  • Rajadas de vento
  • Risco de queda de granizo

Essas condições de tempo severo devem atingir as regiões Oeste, Sul, Litoral, Centro, Vales, Metropolitana de Porto Alegre e Serra, enquanto o calor ainda persiste.

No sábado, dia 3, a frente fria mantém a instabilidade no estado. O risco de temporais com raios e granizo se concentra na Região Norte e da Serra. Na Campanha e no Centro do RS, a chuva deve ser menos intensa, enquanto o tempo fica firme no Sul do estado.

Os primeiros efeitos do frio no Leste

Já no sábado, os moradores da parte Leste do Rio Grande do Sul começarão a sentir os primeiros efeitos da massa de ar polar. Nessa região, as temperaturas não devem subir tanto, garantindo uma sensação térmica mais amena e um prenúncio do alívio que virá para todo o estado no domingo.

A chegada desta massa de ar polar em 2026 marca um padrão climático esperado para o verão gaúcho, que alterna períodos de calor intenso com a entrada de frentes frias, trazendo variações rápidas e significativas no tempo.