Incêndio em poste por 'gatonet' destrói 2 carros no Centro de Feira de Santana
Incêndio por fiação irregular destrói carros em Feira de Santana

Um incêndio de grandes proporções atingiu um poste de iluminação pública e destruiu dois veículos no Centro de Feira de Santana, na tarde desta segunda-feira (15). O fogo, que começou por volta das 14h na Rua Marechal Deodoro, se alastrou rapidamente a partir de fios de internet irregulares instalados no equipamento, causando pânico e prejuízos materiais.

Pânico e corrida para salvar veículos

O motorista Julio Cesar, que presenciou o início do incidente, descreveu uma situação de tensão. O fogo começou de forma leve, mas se intensificou com rapidez, obrigando moradores e comerciantes a uma correria para tentar retirar carros e motos da área de risco. "A gente começou a tirar as coisas. Ainda tentamos puxar o carro com uma corda, mas não conseguimos", lamentou Julio Cesar. Ele relatou ainda o desespero dos proprietários dos automóveis atingidos: "As pessoas que perderam os carros estão nervosas, chorando".

Alisson Souza, dono de um dos carros totalmente destruídos pelas chamas, afirmou estar em estado de choque. Ele explicou que costuma estacionar no local devido à dificuldade de encontrar vagas no Centro da cidade. "Às vezes eu coloco no estacionamento, mas ninguém aguenta pagar todo dia R$ 50 ou R$ 60. Estou aqui mal, sem entender nada. A ficha ainda não caiu", desabafou.

Causa do incêndio: fiação clandestina de 'gatonet'

Em nota oficial, a Neoenergia Coelba, concessionária de energia da região, atribuiu a causa do sinistro a empresas irregulares de telefonia e internet, popularmente conhecidas como provedoras de "gatonet". Segundo a distribuidora, as chamas tiveram origem em caixas e fios dessas operadoras clandestinas, que estavam instalados no poste, e depois afetaram a rede elétrica.

O fornecimento de energia foi cortado de forma preventiva para permitir o trabalho das equipes de emergência e evitar maiores danos. A Coelba informou que notificará os provedores irregulares que atuam na Rua Marechal Deodoro para que adotem as medidas cabíveis em relação aos cabos instalados. A empresa ressaltou que a responsabilidade pela manutenção desses cabos é das próprias operadoras.

Operação de combate a infrações e impactos locais

Para combater os riscos causados por essas instalações irregulares, a Neoenergia Coelba realiza a Operação Gatonet. Apenas em 2025, a iniciativa resultou na remoção de 72 toneladas de cabos e 1.614 caixas clandestinas na cidade de Feira de Santana.

Além dos dois carros totalmente destruídos, o incidente forçou o fechamento temporário do comércio localizado no trecho. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Felizmente, não houve registro de feridos.

A ocorrência reacende o alerta para os perigos associados à infraestrutura urbana irregular e seus impactos na segurança pública e no patrimônio dos cidadãos.