Faria Lima já vê Lula como favorito após desgaste de Flávio Bolsonaro
Faria Lima vê Lula como favorito após desgaste de Flávio

Após o desgaste político do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a Faria Lima — centro financeiro de São Paulo — já começa a tratar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito na sucessão presidencial. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Mudança de percepção no mercado

Segundo a coluna, o mercado financeiro, que antes via o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal nome da oposição, agora considera que o desgaste de Flávio Bolsonaro — investigado em diversos inquéritos — enfraquece a candidatura do clã Bolsonaro. Com isso, Lula ganha vantagem eleitoral.

A avaliação é que as investigações contra Flávio, incluindo o caso das ‘rachadinhas’ e a suposta participação em esquemas de corrupção, têm minado a imagem da família Bolsonaro junto ao eleitorado de centro e de direita.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Impacto nas eleições de 2026

Analistas políticos ouvidos pela coluna destacam que, embora faltem mais de dois anos para as eleições, o cenário atual favorece Lula. “O mercado está recalibrando as expectativas. A ausência de um nome forte da oposição abre caminho para a reeleição de Lula”, afirma um economista da Faria Lima, que preferiu não se identificar.

Além de Flávio, outros potenciais candidatos da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda não consolidaram apoio nacional. Enquanto isso, Lula mantém alta popularidade entre eleitores de baixa renda e do Nordeste.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar