O setor de telecomunicações do Brasil está finalizando um plano estratégico para elevar a participação da economia digital no Produto Interno Bruto (PIB) dos atuais 16% para 18% nos próximos anos. A proposta, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras, será apresentada aos candidatos à Presidência da República nas próximas semanas.
Investimentos e eficiência
Atualmente, o setor investe cerca de R$ 40 bilhões por ano em infraestrutura e serviços. O plano visa otimizar o uso desses recursos, direcionando-os de forma mais eficiente para impulsionar a digitalização da economia. Segundo a Conexis, o Brasil tem potencial para alcançar um patamar de desenvolvimento digital semelhante ao de Singapura, um dos líderes mundiais no setor.
Quatro pilares do plano
O plano está estruturado em quatro pilares fundamentais: uso estratégico do espectro de frequências, compartilhamento de infraestrutura entre operadoras, segurança das redes de telecomunicações e melhor aplicação dos fundos públicos setoriais. A entidade defende uma coordenação regulatória mais eficiente entre os órgãos governamentais para viabilizar esses objetivos.
Desafios e oportunidades
"Precisamos de uma política pública que incentive a inovação e a competição, garantindo que os investimentos cheguem a todas as regiões do país", afirmou o presidente da Conexis, em nota. O setor também destaca a necessidade de formação de talentos digitais para suprir a demanda por profissionais qualificados. A expectativa é que o plano contribua para a geração de empregos e o aumento da produtividade.



