A vereadora Janaina Ballaris (União), de Praia Grande, litoral de São Paulo, sofreu um acidente de trânsito no sábado (20) ao tombar o carro na Avenida Costa e Silva. A parlamentar de 49 anos, casada com o ex-jogador Whelliton Augusto Silva (que atuou por Santos e Flamengo), afirmou que desviou de outro veículo que saía de um estacionamento, resultando na colisão e no capotamento. Ninguém ficou ferido.
Detalhes do acidente
O acidente ocorreu por volta das 14h40, conforme acionamento da Polícia Militar. Janaina estava sozinha no veículo e disse ao g1 que estava em baixa velocidade. Ela foi levada pelo Samu ao Hospital Casa de Saúde, onde recebeu alta no mesmo dia. A vereadora destacou: “Agradeci a Deus de eu estar viva”. A polícia realizou o teste do bafômetro no hospital, com resultado negativo. Ela afirmou que registrará boletim de ocorrência para investigação. A Prefeitura de Praia Grande informou que o veículo foi retirado da via com apoio da Secretaria de Trânsito.
Histórico de polêmicas
Janaina Ballaris já teve o nome envolvido em diversas controvérsias. Em 2025, foi processada pelo padre Júlio Lancellotti por calúnia e difamação, após afirmar que ele recebia verba do governo e fazia assistencialismo midiático. A Justiça negou o pedido de R$ 30 mil de indenização feito pelo pároco.
Em 2024, a Justiça de Praia Grande condenou a vereadora e o marido a indenizar em R$ 20 mil uma advogada por ofensas na internet, mas o casal recorreu e reverteu a decisão. A advogada representou uma mulher que denunciou o ex-jogador por estupro em 2022; a investigação contra Whelliton foi arquivada.
Em 2021, Janaina foi condenada em primeira instância a pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais a um estudante, após publicar foto de um grupo de WhatsApp com dados pessoais do jovem. No mesmo ano, o Ministério Público a denunciou por crime de caixa dois nas eleições de 2012, por omitir prestação de contas do partido; a Justiça Eleitoral acatou a denúncia.
Trajetória política
Janaina foi eleita vereadora pela primeira vez em 2012, reeleita em 2016 e 2024. Em 2020, candidatou-se a prefeita, ficando em quarto lugar com 11.545 votos (8,17%). Foi segunda secretária da Câmara Municipal em 2017-2018 e vice-presidente nos dois anos seguintes. Segundo a prefeitura, é a única mulher a permanecer por duas gestões consecutivas na mesa diretora. Atualmente, é vice-líder do governo na Câmara, presidente da Comissão Especial de Vereadores de Segurança Pública e relatora da Comissão de Participação Legislativa.
Outros episódios
Em 2023, a vereadora viralizou ao expor acidentalmente a genitália do marido em um vídeo nas redes sociais. Ela explicou que o “vazamento” foi casual e sugeriu que críticos “plantassem berinjelas”.



