Secretária de Saúde de Palmas presa em operação contra corrupção nas UPAs
Secretária de Saúde de Palmas presa em operação nas UPAs

A Secretária de Saúde do município de Palmas, Dhieine Caminski, foi presa nesta quarta-feira (10) durante a Operação Falsa Emergência, conduzida pela Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor) da Polícia Civil. O superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, também foi detido. As prisões são decorrentes de investigações sobre supostas irregularidades na terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

Empresária é considerada foragida

A Polícia Civil divulgou um cartaz de procurado para Claúdia Fernanda Cândido da Silva, empresária apontada como lobista e articuladora dos interesses da organização social envolvida no esquema. Ela teria atuado diretamente no contrato de terceirização das UPAs e possui mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. A defesa de Claúdia informou que não teve acesso aos autos, mas que a empresária está viajando e retornará para se apresentar às autoridades.

Investigação aponta ocultação de provas

De acordo com a Decor, novos elementos obtidos após a deflagração da operação, em 21 de maio, indicam a continuidade de práticas ilícitas com o objetivo de ocultar provas, interferir nas investigações e alinhar versões entre os envolvidos. A investigação aponta indícios de direcionamento da contratação, produção de documentos com datas suspeitas e possível falsidade ideológica no processo administrativo.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Ministério Público pede anulação do contrato

Na terça-feira (9), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) solicitou a anulação do contrato com a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. Provas colhidas indicam que a contratação ocorreu em reuniões a portas fechadas, com documentos tramitando secretamente dentro da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Servidores da pasta foram pressionados a assinar pareceres favoráveis sem ter acesso ao processo administrativo e ao plano de trabalho.

Veículo de luxo entregue a servidor público

O MPTO revelou que a representante da Santa Casa alugou um carro de luxo, modelo BMW X1 S20I M Sport (ano fabricação/modificação 2025/2026), um dia antes da assinatura da Justificativa de Dispensa de Chamamento Público, documento que dispensou o procedimento licitatório. O veículo, locado por R$ 228.576,00 por dois anos (R$ 9.524,00 mensais), supostamente foi entregue ao superintendente da Semus, responsável por montar o processo de contratação. A BMW era usada constantemente pelo superintendente.

Antecedentes da empresária

A empresária que teria alugado o carro, segundo o MPTO, já é ré em um processo judicial de improbidade administrativa por outros ilícitos na área da saúde pública, incluindo o desvio de R$ 1 milhão em contratos relacionados ao fornecimento de testes rápidos de Covid-19 em 2020.

Reações das defesas e da prefeitura

O advogado de Andreis Vicente afirmou que solicitou acesso aos autos do inquérito e se posicionará ao longo do dia. A Prefeitura de Palmas, por meio da Procuradoria Geral do Município, informou que acompanha o caso e aguarda acesso às informações oficiais para se manifestar.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar