Kim Jong Un anuncia equipamento nuclear da Marinha norte-coreana
O líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou que seu país está equipando a Marinha com armas nucleares ao inaugurar um novo navio de guerra, conforme relatos da mídia estatal nesta quarta-feira (noite de terça, 23, em Brasília). A declaração foi feita durante uma cerimônia realizada no porto de Nampho para celebrar a entrada em serviço do destróier Choe Hyon, de 5.000 toneladas métricas.
Segundo a agência oficial de notícias Korean Central News Agency (KCNA), Kim disse: "Ela está se tornando uma força armada de pleno direito, equipada com meios estratégicos, à medida que o programa de equipar a Marinha com armas nucleares segue seu curso planejado." O destróier Choe Hyon concluiu com êxito testes operacionais militares ao longo dos últimos 14 meses.
Planos de expansão naval: dois navios por ano nos próximos cinco anos
A Coreia do Norte deve construir dois navios de guerra de 5.000 toneladas métricas por ano durante os próximos cinco anos, afirmou Kim. O país planeja colocar em operação em breve outro navio semelhante, o Kang Kon, juntamente com navios de guerra estratégicos de 10.000 toneladas. O Kang Kon passou por reparos no ano passado após ter virado parcialmente durante uma cerimônia de lançamento.
Kim classificou a Marinha como o elo mais fraco das forças militares norte-coreanas, mas acrescentou que suas capacidades seriam agora "algo incrível, além da imaginação". Ele enfatizou: "A construção de uma base naval modernizada surgiu como uma tarefa urgente e essencial."
Reunião do partido discute novas bases navais
Kim informou que autoridades do Partido dos Trabalhadores da Coreia, o único do país, discutiram planos para construir novas bases navais em uma reunião realizada na segunda-feira. A cerimônia de inauguração do Choe Hyon ocorreu em meio à segunda reunião plenária do Nono Comitê Central do partido, em Pyongyang.



