Rio de Janeiro decreta ponto facultativo na segunda por jogo do Brasil na Copa 2026
RJ decreta ponto facultativo na segunda por jogo do Brasil

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo nas repartições públicas na próxima segunda-feira (29) em razão da partida da seleção brasileira pela Copa do Mundo da Fifa 2026. A partida está marcada para as 14h, e o adversário será definido na noite desta quinta-feira (25), com Holanda, Suécia e Japão disputando a vaga.

Anúncio do prefeito Eduardo Cavaliere

O prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, anunciou a medida em suas redes sociais: "Primeiramente: o HEXA vem! Em razão da classificação da Seleção Brasileira para os 16 avos de final da Copa do Mundo FIFA 2026 a ser realizada na próxima segunda-feira dia 29.06 às 14:00: comunico que em coordenação com o Governador em Exercício Desembargador Ricardo Couto sairá publicado nos Diários Oficiais do Município e do Estado de amanhã os respectivos decretos declarando ponto facultativo nas repartições públicas municipais e estaduais nesta data".

Serviços essenciais mantidos

Os decretos não alteram o funcionamento dos serviços considerados essenciais. Hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), forças de segurança, Corpo de Bombeiros e demais atividades que não podem sofrer interrupção seguem operando normalmente. Nesses casos, o funcionamento será mantido, com horários definidos por regulamentação das respectivas secretarias, que ainda será publicada.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O ponto facultativo se aplica apenas às repartições públicas estaduais e municipais, não afetando serviços privados ou federais. A medida visa permitir que servidores públicos acompanhem a partida da seleção brasileira, que busca o hexacampeonato mundial.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar