Hong Myung-bo pede demissão após eliminação da Coreia do Sul na Copa 2026
Hong Myung-bo deixa Coreia do Sul após eliminação na Copa

Hong Myung-bo, técnico da seleção sul-coreana, pediu demissão após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo de 2026. A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa no dia 28 de junho de 2026, logo após a derrota para a África do Sul, que selou a queda precoce da equipe asiática.

Desempenho no Grupo A

A Coreia do Sul integrava o Grupo A ao lado de México, República Tcheca e África do Sul. A campanha sul-coreana somou apenas três pontos, fruto de uma vitória sobre a República Tcheca por 2 a 1. Nas outras duas partidas, a equipe perdeu para o México por 3 a 0 e para a África do Sul por 1 a 0, resultado que decretou a eliminação.

Com o desempenho, a Coreia do Sul terminou na terceira posição do grupo, à frente apenas da República Tcheca. O México e a África do Sul avançaram às oitavas de final.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Carreira de Hong Myung-bo

Hong Myung-bo, de 57 anos, já havia comandado a seleção sul-coreana na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando também foi eliminado na primeira fase. Ex-jogador de destaque, ele foi capitão da equipe na Copa de 2002, quando a Coreia do Sul alcançou as semifinais. Após a eliminação em 2026, Hong afirmou: "Assumo toda a responsabilidade pelo resultado. É o momento certo para deixar o cargo."

Reações e próximos passos

A Federação Coreana de Futebol (KFA) ainda não anunciou um substituto. A imprensa local especula que nomes como Kim Do-hoon e Park Hang-seo, ambos com experiência na seleção, são cotados para o cargo. A KFA deve iniciar o processo de seleção nos próximos dias, visando as eliminatórias para a Copa de 2030.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar