A atriz norte-americana Angelina Jolie, de 37 anos, fez sua primeira aparição pública no último domingo, dia 2, após anunciar a realização de uma dupla mastectomia preventiva para reduzir o risco de câncer de mama. Acompanhada do marido, Brad Pitt, Jolie compareceu à premiere do filme “Guerra Mundial Z”, realizada em Londres.
Vestindo um elegante vestido preto com transparências, a atriz sorriu para os fãs e fotógrafos presentes. Em declarações à imprensa, Jolie afirmou sentir-se “maravilhosamente bem” e emocionada com o apoio do público desde que revelou ter se submetido à cirurgia. Ela expressou orgulho por sua decisão ter gerado um debate público sobre a prevenção do câncer.
“Fico muito comovida ao falar sobre isso”, disse a atriz aos jornalistas. A mãe de Angelina, Marcheline Bertrand, faleceu aos 56 anos vítima de câncer de ovário, e sua tia, Debbie Martin, também morreu na semana passada devido a um câncer de mama.
Após a operação e a reconstrução mamária, a filha do ator Jon Voight revelou que o risco de desenvolver câncer de mama caiu para 5%. Anteriormente, devido a um gene defeituoso, os médicos estimavam que ela teria 87% de probabilidade de sofrer de câncer de mama e 50% de câncer de ovário.
Angelina anunciou a cirurgia no dia 14 de maio, por meio de um artigo publicado no jornal The New York Times, intitulado “Minha escolha médica”. No texto, ela contou que, entre o início de fevereiro e o final de abril, concluiu três meses de procedimentos cirúrgicos para a remoção das duas mamas.
A atriz escreveu que tomou a decisão pensando em seus seis filhos, após testemunhar a luta de sua própria mãe contra o câncer. “Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos”, escreveu. “Ela resistiu tempo suficiente para conhecer os primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas meus outros filhos nunca terão a chance de conhecê-la e de saber o quão amorosa e graciosa ela era.”



