Quatro gerações da família do mestre Zé Olhinho, amo do Boi de Santa Fé, mantêm viva a tradição do bumba meu boi em São Luís, no Maranhão. O grupo, que segue o sotaque da Baixada, foi fundado há 38 anos e hoje conta com a participação de bisavô, avó, filha e bisneta, garantindo a continuidade da manifestação cultural.
Origem e legado familiar
O Boi de Santa Fé foi criado pelo mestre Zé Olhinho e amigos vindos da Baixada Maranhense. Desde então, a família se tornou o pilar do grupo. Atualmente, quatro gerações atuam na brincadeira: o próprio mestre Zé Olhinho (bisavô), sua filha Cristina Ferreira (avó), a neta Valéria (mãe) e a bisneta Maria Antonela, de 3 anos. "É ter a certeza de que o Santa Fé não acabará; de que haverá prosseguimento, continuidade", afirma mestre Zé Olhinho.
Participação de cada geração
A primeira geração é representada por Zé Olhinho, que aos 83 anos, dedicou 38 deles ao grupo. A segunda geração é de Cristina Ferreira, que já foi índia do boi e hoje coordena a equipe de apoio. "Quando vejo minha neta ali, sinto muita emoção e muita felicidade, porque sei que estou levando adiante o legado que meu pai tenta nos transmitir durante toda a vida", destaca Cristina. A terceira geração, Valéria, de 28 anos, começou a participar ainda bebê e continuou mesmo durante a gravidez. Sua filha, Maria Antonela, quarta geração, integra o grupo como cazumbá desde 1 ano de idade.
Importância cultural e continuidade
A antropóloga Marilande Martins Abreu, professora da UFMA, explica que a participação das crianças é essencial para a continuidade do bumba meu boi. "É fundamental que elas participem de acordo com a idade, convivam com a brincadeira, acompanhem os rituais e assistam às apresentações. É assim que criam vínculo com o boi e fortalecem a identidade cultural maranhense." Para mestre Zé Olhinho, manter a tradição é preservar a memória e os valores da comunidade. "Ainda me acho em condições de passar um pouco do meu conhecimento e da minha experiência da vivência na cultura popular. Tenho pedido a Deus e a São João que me mantenha com saúde para que eu continue à frente do grupo por muitos anos", declarou.
Sede e transmissão de saberes
A sede do Boi de Santa Fé funciona no Bairro de Fátima, em São Luís, e a maioria dos integrantes é de bairros próximos. Cada geração transmite toadas, danças, costumes e sentimentos para as seguintes, mostrando que a tradição se renova sem perder as raízes. Como mestre Zé Olhinho destaca, o Santa Fé é uma família, formada por pessoas que compartilham o sentimento de pertencimento, seja por laços familiares ou de amizade.



