Campos do Jordão, no interior de São Paulo, amanheceu coberta por uma fina camada de gelo neste sábado (6), após os termômetros registrarem 3,1°C. A Defesa Civil do estado informou que esta foi a menor temperatura do dia em todo o estado e também a segunda menor do ano no município.
Geada em áreas rurais e urbanas
Imagens feitas no Parque Irmã Maria de Lourdes, na área rural da cidade, mostram a vegetação completamente coberta por gelo. O fenômeno também foi registrado por moradores em bairros como Vila Sodipe e Horto Florestal. A geada é comum em Campos do Jordão durante o inverno, mas chama a atenção pela intensidade neste sábado.
Recorde de frio em 2026
O recorde de frio do ano em Campos do Jordão ainda pertence ao dia 12 de maio, quando os termômetros chegaram a 2,1°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Naquela ocasião, a cidade mais alta do Brasil também registrou geada. A diferença de apenas 1°C mostra o rigor do inverno na região.
A Defesa Civil recomenda que moradores e turistas se agasalhem bem e evitem exposição prolongada ao frio, especialmente durante a madrugada e início da manhã, quando as temperaturas são mais baixas. Para quem visita a cidade, a geada é um espetáculo à parte, mas é preciso cuidado com pisos escorregadios.



