Justiça condena Gayer a indenizar PT por fake news sobre atentado
Gayer condenado a indenizar PT por fake news sobre atentado

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi condenado pela Justiça de Goiás a indenizar o Partido dos Trabalhadores (PT) em R$ 30 mil por danos morais, por ter divulgado informações falsas sobre o atentado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), em 2018. A decisão é da 5ª Vara Cível de Goiânia.

O que motivou a condenação

Em 2022, durante a campanha eleitoral, Gayer publicou em suas redes sociais um vídeo no qual afirmava que o PT teria ordenado o ataque a Bolsonaro. A legenda entrou com ação alegando que a declaração era caluniosa e causava danos à imagem do partido. Na sentença, o juiz Leandro de Sousa Rodrigues destacou que não há qualquer prova que sustente a acusação e que a fala do deputado configurou "abuso do direito de liberdade de expressão".

Impacto e reações

O PT celebrou a decisão como uma vitória contra a desinformação. Em nota, a assessoria do partido afirmou: "A justiça foi feita. Quem espalha mentiras para atacar adversários políticos deve ser responsabilizado". Já Gustavo Gayer, por meio de sua assessoria, informou que pretende recorrer, classificando a sentença como "censura" e "perseguição política". A condenação inclui ainda a obrigação de o deputado publicar a decisão em suas redes sociais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar
Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram