O ex-deputado Eduardo Bolsonaro utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (24) para publicar uma foto e um vídeo em que aparece cumprimentando torcedores e exibindo o Hard Rock Stadium, estádio onde a seleção brasileira venceu a Escócia por 3 a 0, em partida válida pela Copa do Mundo. Na legenda da imagem, que mostra o interior do estádio, Eduardo escreveu: “Filho do Bolsonaro está aqui, na maior democracia do mundo. Cadê o filho do Lula?”. O ex-parlamentar vestia uma camiseta amarela com a frase “Bolsonaro livre”.
Condenação e inelegibilidade de Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto por tentativa de interferência no processo em que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi condenado por tentativa de golpe de Estado. Desde fevereiro do ano passado, Eduardo reside nos Estados Unidos e não retornou ao Brasil. Com a condenação, perdeu o mandato na Câmara dos Deputados e tornou-se inelegível, não podendo disputar eleições. Segundo juristas ouvidos pelo g1, Eduardo ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas apenas por meio de embargos de declaração, recurso que dificilmente alterará a decisão do tribunal.
Reação à condenação e planos políticos
Em nota divulgada após a condenação, o ex-deputado classificou o julgamento como “sem pé nem cabeça” e afirmou que o objetivo da sentença seria retirá-lo do processo eleitoral. Eduardo é pré-candidato a uma vaga de suplente de senador por São Paulo, na chapa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Contudo, com a inelegibilidade, a expectativa é de que seja substituído na chapa.
Briga no clã Bolsonaro: Michelle expõe desentendimento com Flávio
Ainda nesta quarta-feira, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou dois vídeos em seu perfil no Instagram nos quais expõe uma briga com o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência pelo PL e irmão mais velho de Eduardo. Nos vídeos, Michelle explica que o motivo do desentendimento foi uma possível aliança com a chapa de Ciro Gomes (PSDB) na eleição para o governo do Ceará. Michelle é contra esse acordo e apoia a candidatura de Eduardo Girão (Novo), seu aliado.
Em relato detalhado, a ex-primeira-dama descreveu uma conversa telefônica na qual teria sido maltratada e humilhada por Flávio. Segundo Michelle, eles não se falam desde então. “Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou no telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou. “Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”, continuou.
Reação de Flávio Bolsonaro
Após a divulgação dos vídeos de Michelle, Flávio Bolsonaro abriu uma live no YouTube e, sem mencionar o nome dela ou os vídeos, declarou que nada o aborreceria em um dia de jogo da Seleção brasileira. “Hoje é dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar de coisa boa, vamos tratar de futebol”, disse o senador.



