O Rio de Janeiro sedia esta semana o 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que ocorre até sexta-feira (24). A competição reúne 320 jogadores de 10 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. Os atletas competem em três campos: Campo Olímpico de Golfe (Barra da Tijuca), Gávea Golf & Country Club (São Conrado) e Itanhangá Golf Club (Itanhangá).
Além dos jogadores, familiares e acompanhantes somam cerca de 800 visitantes, totalizando um público de alto poder aquisitivo. A estimativa é que o evento injete mais de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 26,5 milhões) na economia carioca em uma semana, provenientes de gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, lazer, compras e taxas de inscrição.
O torneio também deve gerar renda direta para mais de 200 caddies (carregadores), que receberão cerca de R$ 1 mil cada um por quatro dias de trabalho, além de gorjetas. Segundo a International Association of Golf Tour Operators, turistas de golfe gastam até 120% mais do que visitantes comuns e permanecem o dobro do tempo nos destinos. O perfil do público é majoritariamente de pessoas com mais de 55 anos, executivos e profissionais liberais.
A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (20), às 18h, no Hotel Nacional, com presença de embaixadores, cônsules e autoridades brasileiras. O jantar de encerramento ocorrerá no mesmo local, na sexta-feira (24). O evento reforça o potencial do Rio de Janeiro como destino de golfe e de turismo de alto padrão na América do Sul.



