Após 7 meses, Itaipu abre vertedouro para controlar nível do reservatório
Itaipu abre vertedouro pela 1ª vez em 7 meses após chuvas

O vertedouro da Usina de Itaipu foi aberto às 7h30 deste domingo (28), pela primeira vez em sete meses, para controlar o nível do reservatório após as chuvas elevarem o volume de água. A última abertura do vertedouro para controle do nível do reservatório havia ocorrido em 23 de novembro de 2025.

Nível do reservatório atinge cota crítica

Segundo a Itaipu Binacional, o reservatório atingiu a cota de 220,36 metros, próxima do limite máximo de operação, que é de 220,50 metros sobre o nível do mar. A abertura foi programada porque, além do aumento do nível provocado pelas chuvas, as condições do sistema elétrico impediram que o controle do reservatório fosse feito apenas com o aumento da geração de energia.

Operação do vertedouro

Neste momento, apenas a calha esquerda do vertedouro está aberta, com vazão de 1.450 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Itaipu. A usina informou que o vertedouro permanecerá em operação até que seja possível voltar a controlar o nível do reservatório por meio do aumento da geração de energia.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A Itaipu destacou que a abertura não afeta o fornecimento de energia e que a usina segue atendendo normalmente à demanda de Brasil e Paraguai. A hidrelétrica é do tipo fio d'água, com reservatório de baixa capacidade de armazenamento.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar