Um novo lote de pagamento relativo ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep será pago nesta quinta-feira, 25 de julho. Desta vez, o dinheiro será destinado a quem solicitou o ressarcimento até 31 de maio. Já quem pedir o ressarcimento até terça-feira, 30 de julho, receberá o dinheiro em 27 de julho, conforme o calendário divulgado pelo governo.
Como consultar se tenho dinheiro esquecido?
Para consultar, acesse o site Repis Cidadão (http://repiscidadao.fazenda.gov.br/) e clique em "entrar com gov.br". Se você não tiver uma conta no sistema do governo federal, é necessário criar uma. Faça login com seu CPF e senha, autorize, informe o NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário e clique em "pesquisar". Se houver valores a receber, o site orientará sobre as próximas etapas.
Como saber o número do PIS/NIS?
O NIS é uma sequência de 11 dígitos disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Ele pode ser consultado no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no Meu INSS (onde aparece como NIT) ou no CadÚnico. Os números do NIS e do PIS são os mesmos, mas a origem é diferente: o NIS é gerado ao usar benefícios sociais, enquanto o PIS é gerado na primeira assinatura da carteira de trabalho.
Como pedir o ressarcimento?
O trabalhador pode protocolar o pedido em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS. No app, faça login, acesse "mais", "ressarcimento PIS/Pasep" e anexe os documentos exigidos. Para o próprio beneficiário, basta um documento de identidade oficial. Para herdeiros, é necessário apresentar certidão PIS/PASEP/FGTS, declaração de dependentes habilitados à pensão ou autorização judicial/escritura pública.
Quando vou receber?
Após a solicitação, a Caixa analisa o pedido e envia as informações ao Ministério da Fazenda. O pagamento é feito diretamente na conta bancária do interessado na Caixa ou por meio de conta poupança social digital, conforme o calendário divulgado. Segundo o governo, o saldo médio disponível para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa, mas o montante varia conforme o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Os valores estão corrigidos pela inflação.
O que é o antigo PIS/Pasep?
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 para incrementar a poupança dos trabalhadores do setor privado, seguido pelo PASEP para servidores públicos. Em 1975, os recursos foram unificados no Fundo PIS-Pasep, que parou de funcionar em 1988. Em 2020, as cotas não sacadas foram transferidas para o FGTS e, em 2023, para o Tesouro Nacional. Se o ressarcimento não for solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro, sem possibilidade de saque.
O abono salarial atual, uma espécie de 14º salário de até um salário mínimo, é pago anualmente a trabalhadores que atendem aos requisitos do programa, sendo diferente do antigo fundo.



