O vereador de Laranjeiras do Sul, no Paraná, Márcio Gonçalves (MDB), conhecido como "Márcio dos Alexandre", foi preso pela terceira vez neste ano, na quarta-feira (25), por crimes contra a ex-esposa. Desta vez, a prisão é preventiva, após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) recorrer da soltura anterior e ter o recurso aceito pela Justiça.
Antecedentes e a última ocorrência
Em fevereiro, Gonçalves foi detido por invadir a casa da ex-mulher, ofendê-la e ameaçá-la. Na ocasião, ele foi solto e respondia ao processo em liberdade. No entanto, na noite de sábado (20), foi preso em flagrante por bater propositalmente no carro da ex-esposa, que estava com o filho do casal, de 7 anos, dentro do veículo. Imagens de uma câmera de segurança mostram a batida e o vereador arrastando o carro por alguns metros, com áudio captado da aceleração e do impacto.
Na segunda-feira (22), Gonçalves obteve liberdade provisória novamente e chegou a participar de uma sessão ordinária da Câmara Municipal usando tornozeleira eletrônica, logo após sair da cadeia. Contudo, dois dias depois, o MP-PR recorreu da soltura, e a Justiça expediu novo mandado de prisão preventiva.
Reações e procedimentos
A Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul informou, em nota, que a Comissão de Ética abrirá investigação contra o político. Enquanto estiver preso, impossibilitado de exercer o mandato, ele não receberá salário. O g1 tentou contato com o MDB Paraná, mas não obteve resposta até a publicação.
A defesa do vereador, representada pelo advogado Vinícius Sterza, divulgou nota na segunda-feira (22) afirmando que existem elementos probatórios relevantes já apresentados nos autos e que a presunção de inocência deve ser observada. "A defesa tem plena confiança na Justiça e está certa de que, a partir da análise criteriosa e imparcial de todas as provas produzidas, ficará plenamente demonstrada a inocência do Sr. Márcio Gonçalves", diz a nota. O g1 tenta novo contato com a defesa.
Perfil do vereador
Márcio Gonçalves, 43 anos, natural de Laranjeiras do Sul, tem cinco filhos e Ensino Fundamental Incompleto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comerciário de profissão, concorreu à Câmara Municipal pela primeira vez em 2012, ficando como suplente. Em 2013, assumiu o cargo de diretor de Obras e Urbanismo na prefeitura. Foi eleito vereador em 2016, suplente em 2020 e novamente eleito em 2024.



