Transunião recebeu R$ 397 milhões da prefeitura de SP em 2025
Transunião recebeu R$ 397 milhões da prefeitura de SP

A Brasil Transunião, concessionária de transporte público na Zona Leste de São Paulo, recebeu repasses de R$ 397 milhões da prefeitura paulistana em 2025. A empresa é alvo de uma operação da Polícia Civil que investiga lavagem de dinheiro e suspeitas de vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Investigação e prisões

A operação, deflagrada nesta semana, resultou na prisão de várias pessoas, incluindo o vereador Senival Moura (PT), apontado como um dos envolvidos no esquema. Segundo as investigações, a Transunião era utilizada para repasses financeiros ilícitos, possivelmente destinados à facção criminosa.

Repasses milionários

Dados oficiais indicam que a prefeitura de São Paulo transferiu R$ 397 milhões para a Transunião ao longo de 2025. A empresa opera 50 linhas de ônibus na Zona Leste da capital, região que concentra parte significativa da frota municipal.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Intervenção da prefeitura

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que irá decretar intervenção no contrato da Transunião. A medida visa garantir a continuidade dos serviços de transporte à população enquanto as investigações prosseguem. A prefeitura ainda não detalhou os prazos ou as condições da intervenção.

Repercussão

O caso levanta questionamentos sobre a fiscalização dos contratos de concessão e a possibilidade de infiltração do crime organizado no setor de transporte público. A Transunião ainda não se manifestou oficialmente sobre as acusações.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar