Uma técnica de enfermagem foi presa suspeita de aplicar um golpe de R$ 5,8 mil contra a família de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Aparecida de Goiânia, em Goiás. Segundo o delegado Igomar Caetano, a profissional fotografou dados sigilosos do paciente durante seu plantão noturno e os enviou a um comparsa, que então entrou em contato com os familiares solicitando dinheiro para exames emergenciais falsos.
O nome da suspeita não foi divulgado, e a reportagem não localizou a defesa dela até a última atualização. A prisão preventiva foi solicitada pela polícia, que também realizou busca e apreensão para evitar que a técnica, que poderia atuar em outros hospitais, aplicasse novos golpes com o mesmo método.
Flagrante por câmeras de segurança
De acordo com o delegado, a técnica foi flagrada por câmeras de segurança manuseando o celular em frente ao computador durante a madrugada, fotografando os dados sigilosos do paciente. “A análise do aparelho revelou o recebimento da chamada do golpista com o envio de fotos e, depois, a tentativa de apagar essas fotos e rastros com a exclusão da conversa e o bloqueio dos contatos”, afirmou Igomar Caetano.
Investigação em andamento
A Polícia Civil prossegue com as investigações para identificar o comparsa e verificar se outras pessoas foram vítimas do mesmo golpe ou se há mais envolvidos. A Associação dos Hospitais Particulares informou que não se manifestará sobre o caso.
Orientações para evitar golpes
Familiares de pacientes internados devem desconfiar de ligações que solicitem pagamentos urgentes para exames, procedimentos ou medicamentos. As recomendações incluem desligar a ligação imediatamente, entrar em contato com o hospital pelos canais oficiais e buscar informações presencialmente na unidade de saúde sempre que possível.



