A Polícia Militar Ambiental (PMAmb) apreendeu, nesta segunda-feira (22), nove aves por maus-tratos e aplicou multa de R$ 30,5 mil a um homem no Jardim Amanda, em Hortolândia (SP). De acordo com a corporação, o infrator não tinha autorização ou licença para manter os animais em cativeiro.
Denúncia anônima motivou fiscalização
A fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima sobre pássaros em cativeiro. Ao chegar no local, os agentes encontraram as aves em condições inadequadas de bem-estar, com recipientes de água sujos, ausência de alimentação em alguns viveiros e acúmulo excessivo de fezes. Além disso, os animais precisam de uma autorização ou uma licença para serem mantidos em cativeiro, o que o homem não tinha.
Espécies apreendidas
Ao todo, nove aves foram apreendidas: um papagaio; dois sabiás-laranjeira; duas aves da espécie "encontro"; um pássaro-preto; um coleirinho; e dois canários-do-reino, considerados espécie exótica.
Infrator responderá por maus-tratos
O infrator foi autuado e recebeu multa de R$ 30,5 mil. Ele ainda responderá por maus-tratos à fauna silvestre e pela manutenção em cativeiro de espécimes da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente. As aves apreendidas foram destinadas a um instituto em Limeira (SP) para cuidados e providências cabíveis.



