Mississippi usa câmeras com IA para flagrar infrações a 300 km/h
Mississippi usa câmeras com IA para flagrar infrações a 300 km/h

O estado do Mississippi, nos Estados Unidos, está implementando um sistema de câmeras equipadas com inteligência artificial capazes de registrar infrações de trânsito em veículos que trafegam a até 300 km/h. Os equipamentos, instalados em pontos estratégicos das vias, detectam desde motoristas sem cinto de segurança até o uso do celular ao volante.

Investimento e parceria com a Acusensus

O Departamento de Segurança Pública do Mississippi (DPS) recebeu autorização para o projeto, que terá duração de três anos e investimento de 2,052 milhões de dólares. Os equipamentos serão alugados da empresa Acusensus, que já fornece tecnologia similar para outros estados, como o Arkansas.

Como funcionam as câmeras com IA

As câmeras não têm capacidade de multar automaticamente. Elas registram o momento da infração e enviam as imagens para um policial, que avalia a situação e pode até parar o veículo, se necessário. Entre as infrações detectáveis estão o uso do celular pelo motorista, a falta de cinto de segurança, crianças no banco da frente ou no banco de trás sem o equipamento obrigatório.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

As câmeras conseguem fotografar o interior dos veículos a até 300 km/h sem perda de nitidez. Instaladas em reboques, são posicionadas próximas a obras, zonas de alto impacto e outros pontos de difícil acesso para policiais. A localização não é fixa: o contrato prevê 52 mudanças por ano de cada reboque, sob responsabilidade da Acusensus.

Debate sobre privacidade

A implementação gerou debate entre políticos dos EUA. Alguns são contra o uso da tecnologia, acusando-a de ser invasiva. O deputado Dan Eubanks afirmou ao jornal Magnolia Tribune: “Câmeras armadas com IA, espiando seu carro e processando suas ações, invadindo sua privacidade, e depois sinalizando para um policial vivo na estrada para te parar e emitir multas e/ou fazer prisões em tempo real. É uma ladeira muito escorregadia com ramificações assustadoras.”

Mesmo defensores do sistema têm ressalvas. O senador Joey Fillingane disse: “No entanto, se algum dia forem usadas para emitir multas e enviá-las para você pelo correio sem que um policial realmente as escreva, como às vezes acontece em lugares como a Flórida, eu seria contra esse uso.”

Tecnologia já em uso no Brasil

Há alguns anos, câmeras semelhantes funcionam em diversas rodovias brasileiras. Diferente do sistema americano, onde as câmeras são móveis, no Brasil elas geralmente são instaladas em pórticos ou túneis específicos. Assim como nos EUA, registram imagens em alta definição de veículos a até 300 km/h e não aplicam multas automaticamente; as imagens são enviadas a uma central para avaliação policial.

No estado de São Paulo, o sistema já é utilizado em seis estradas e está em fase de testes no Rodoanel. Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também já utilizam a tecnologia.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar