Invasão de quatis assusta moradores em São Carlos
Invasão de quatis assusta moradores em São Carlos

Moradores do bairro Cidade Aracy 2, em São Carlos (SP), enfrentam uma invasão de quatis, que estão cada vez mais presentes nos quintais e telhados das casas. Apesar de sua aparência inofensiva, esses animais silvestres podem transmitir doenças graves e causar danos materiais.

Imagens gravadas pelos moradores mostram os quatis chegando em bando, pulando de um lado para o outro, usando árvores dos quintais para acessar os imóveis em busca de comida. Eles cavoucam e comem até a raiz das bananeiras, derrubando algumas, e reviram a terra e vasos antes de ir embora.

Relatos de moradores

Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, a doméstica Esmeralda Aparecida Jordão afirmou que os quatis aparecem pela manhã e à tarde. "Eles fazem aquele barulhão, mas só que é bastante barulho. Aí você escuta e vem correndo", disse. A cabeleireira Alessandra Aparecida Zancheta filmou os animais andando no telhado de uma área de lazer. Segundo ela, nos últimos meses cresceu o número de animais na vizinhança, o que gera preocupação pelos riscos à saúde. "Eles são bonitinhos? São. Só que, assim, eles trazem doença, então as pessoas têm que pensar, não colocar a mão nele só porque é bonitinho e pensar que eles trazem muita doença, então a gente não sabe o que fazer, a gente está sendo invadido pelos bichos, quer dizer, os bichos estão tomando conta do nosso quintal", relatou Alessandra.

Causas da aproximação

A diminuição do habitat natural por causa do desmatamento e a falta de alimento são os dois principais fatores que favorecem a presença dos quatis nas casas. As residências do bairro Cidade Aracy 2 ficam na divisa com uma grande área de mata, o que facilita a aproximação dos animais.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Riscos e recomendações

O biólogo Leonardo Seneme Ruy alerta: "Com animais silvestres, a gente sempre busca manter o respeito, a distância, então nunca a proximidade, nunca um contato direto porque pode haver contaminação, transmissão de doenças e o próprio estresse para o animal". Os quatis podem transmitir doenças graves como raiva, leptospirose e infecções por bactérias. Por isso, é ideal descartar os alimentos que eles manipularam e acionar os órgãos competentes, como Polícia Ambiental e bombeiros, para o manejo adequado. "Nunca o próprio cidadão, a população intervir e tentar manejar o contato direto com esse animal", finalizou o biólogo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar