Parentes e amigos se despediram das irmãs Vitória, de 11 anos, e Agatha, de 4 anos, em uma cerimônia no Cemitério do Cacuia, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira (26). As meninas morreram soterradas no desabamento da casa onde moravam, na comunidade Praia do Rosa, no Tauá, enquanto se arrumavam para a escola na manhã de quinta-feira (25).
Homenagens e lembranças
Leunita Maria, ex-cuidadora das meninas, emocionou-se ao lembrar das crianças. “A Vitória gostava de dançar, fazia balé, ela era a chefe da turma, fazia os passos maravilhosos de bailarina que ela sabia fazer. A Agatha era um toquinho de gente falante, sempre agitada, bem humorada. Eram meninas maravilhosas”, afirmou. Ela também destacou o cuidado e zelo que a família tinha com as meninas. “Quem somos nós para questionar os destinos de Deus? Mas no momento é só dor, tá doendo muito, e que Deus conforte o coração desses pais”, lamentou.
Detalhes do desabamento
O incidente ocorreu por volta das 7h30. A edificação de três andares colapsou, e os pavimentos ficaram achatados. Uma mulher e uma criança foram resgatadas com vida pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos. Segundo vizinhos, os pais das garotas já haviam ido trabalhar no momento do desabamento.
Moradores da comunidade formaram uma fila para ajudar os resgatistas na remoção de escombros, passando tijolos, telhas e rebocos de mão em mão. A todo momento, bombeiros pediam silêncio para tentar ouvir se alguém pedia socorro. Ao meio-dia, a corporação informou que as crianças foram encontradas sem vida.
O operador de loja Edson Moreira Miranda Júnior pensou inicialmente que o barulho era de uma obra. “Quando fui abrir a porta, já estava tudo fechado, nem dava para sair de casa”, lembrou. “Depois que o bombeiro chegou é que consegui descer.”
Nota de pesar do governo
O governador em exercício, Ricardo Couto, divulgou uma nota de pesar se solidarizando com os familiares das vítimas. Na nota, ele afirmou: “Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de duas crianças, de 04 e 11 anos, vítimas do desabamento de uma edificação na comunidade Praia da Rosa, Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira (25/06). Neste momento de dor, me solidarizo com os familiares, amigos e moradores, que enfrentam essa perda. Nenhuma palavra é capaz de amenizar o sofrimento provocado por uma tragédia como esta.”
O governador destacou ainda a atuação do Corpo de Bombeiros: “Desde os primeiros momentos da ocorrência, acompanhei a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que socorreram duas vítimas com vida. Os bombeiros trabalharam com rapidez, dedicação e empenho nas operações de busca e resgate, mobilizando todos os recursos necessários. O Governo do Estado prestará todo o apoio aos familiares das vítimas neste momento difícil.”



