A fiscalização eletrônica da Zona Azul de Bauru (SP) registrou 241 infrações no primeiro dia de funcionamento do novo sistema, na segunda-feira (22). Desde o início de junho, a fiscalização é feita por dois veículos equipados com câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), tecnologia que identifica automaticamente veículos estacionados sem pagamento ou em situação irregular.
Operação e período de adaptação
A operação dos carros de fiscalização começou em 1º de junho, mas a aplicação de multas teve início apenas nesta segunda-feira, após um período de adaptação para os motoristas. Segundo a Emdurb, os proprietários dos veículos identificados serão notificados e terão direito à defesa e recurso, conforme previsto na legislação.
Atualmente, o estacionamento rotativo conta com cerca de 4 mil vagas, número que aumentou aproximadamente 50% nos últimos anos.
Motorista tenta esconder placa e é autuado
Um dia após o início da fiscalização, na terça-feira (23), um motorista foi autuado após estacionar uma caminhonete com a placa parcialmente encoberta na Rua Cussy Júnior, no centro da cidade. A infração por ocultação de placa é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme informou a Emdurb.
Como funciona o sistema inteligente
O sistema opera de forma integrada: se o pagamento não for identificado, o veículo retorna ao local cerca de 10 minutos depois. Caso a irregularidade persista, a imagem é enviada para emissão do auto de infração. As mudanças incluem também a unificação das antigas áreas Azul e Verde e novos meios de pagamento.
A empresa reforça que o novo sistema tem caráter educativo e busca garantir o uso mais organizado e justo das vagas públicas de estacionamento.



