O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou nesta quarta-feira (24) uma unidade móvel de saúde voltada exclusivamente para caminhoneiros em Cubatão (SP). A estrutura foi instalada no Ecopátio da SP-055, dentro do programa Agora Tem Especialistas, e tem como objetivo levar atendimento médico diretamente aos pontos de descanso dos profissionais do transporte rodoviário.
Atendimento permanente e integrado ao SUS
Durante a coletiva de imprensa, Padilha explicou que a unidade oferece consultas, exames e vacinação, funcionando como um ponto fixo de saúde. “Essa é uma ação permanente, uma unidade de saúde nos pontos de descanso dos caminhoneiros e caminhoneiras”, afirmou. O ministro ressaltou a integração com o sistema do SUS e o uso do prontuário eletrônico: “Hoje, 85% das unidades básicas de saúde de todo o Brasil utilizam o prontuário eletrônico do Ministério da Saúde”.
Dados sobre acesso dos caminhoneiros ao SUS
Segundo Padilha, cerca de 400 mil caminhoneiros estão cadastrados no SUS, mas muitos enfrentam dificuldades para receber atendimento regular em suas cidades de origem. “De cada 10, quatro nunca foram atendidos na unidade básica de saúde na sua cidade”, afirmou. A iniciativa busca reduzir essa lacuna, oferecendo serviços perto dos locais de trabalho e descanso.
Alívio para a rede municipal de saúde
O ministro destacou que a unidade móvel também beneficia os municípios que recebem os Ecopátios, ao diminuir a demanda sobre a rede local. “Isso ajuda também a cidade que recebe esse caminhoneiro e caminhoneira”, disse. A ação faz parte de uma estratégia federal para ampliar o acesso a serviços básicos de saúde para profissionais do transporte rodoviário, que muitas vezes ficam longos períodos longe de suas residências.



