A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta terça-feira (23), o aplicativo Smart Sampa Cidadão e anunciou a contratação de um helicóptero equipado com tecnologia de monitoramento para reforçar a segurança na capital. O aluguel da aeronave custará cerca de R$ 2 milhões por mês.
App permite que cidadãos identifiquem veículos suspeitos
O aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, permite que moradores ajudem a identificar veículos roubados, furtados, clonados ou com outras restrições usando a câmera do celular. O sistema utiliza a mesma tecnologia de leitura automática de placas das câmeras do Smart Sampa. Após cadastro e login, o usuário aponta a câmera para a placa e o aplicativo consulta automaticamente as bases de dados integradas. Quando identifica alguma restrição, a informação é enviada para análise da Central Smart Sampa. Após validação técnica, um alerta é encaminhado às forças de segurança. O usuário não recebe detalhes sobre a situação do veículo e sua participação é anônima.
“Vai ser totalmente anônima essa contribuição para as forças policiais, para que a gente possa chegar nesses bandidos que cometeram esse roubo ou esse furto. Quando você estiver com o seu celular e apontar para uma placa, ele faz a leitura”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Helicóptero monitora a cidade por quatro horas diárias
Durante o lançamento, Nunes também anunciou a contratação de um helicóptero equipado com tecnologia de monitoramento. A aeronave fará rondas e sobrevoará a cidade por até quatro horas diárias. O custo do serviço é estimado em R$ 2 milhões por mês. O prefeito defendeu o investimento: “Antes de vocês fazerem algum juízo de valor do helicóptero com esse nível de tecnologia, eu queria dizer que, se a gente pegar um bandido que matou alguém, se a gente salvar uma vida, já estará sendo valoroso”.
De acordo com Nunes, o equipamento poderá ser usado para monitorar áreas de mata, identificar invasões e desmatamentos, localizar veículos roubados e auxiliar no acompanhamento de ocorrências. “Vai poder andar nas matas se tiver invasão de área, desmatamento, vai verificar nas ruas registros de placas de carros e motos roubados, vai verificar ocorrências”, afirmou.
Balanço do Smart Sampa
A central do Smart Sampa foi inaugurada em julho de 2024 no centro da capital. O local recebe imagens das câmeras de segurança integradas ao sistema e coordena ações da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Defesa Civil Municipal. Quando foi lançado, o programa contava com 13 mil câmeras. Hoje, segundo a prefeitura, são mais de 20 mil equipamentos em operação.
De acordo com balanço divulgado pela administração municipal, o sistema ajudou na captura de 3.272 foragidos da Justiça e em 5.802 prisões em flagrante desde sua implantação. A prefeitura afirma ainda que o Smart Sampa contribuiu para localizar 228 pessoas desaparecidas e auxiliou no atendimento de 3.081 ocorrências de trânsito. Somente entre 1º de janeiro e a manhã desta terça-feira, o sistema ajudou a prender 689 pessoas. Desse total, 71 foram detidas apenas neste mês, segundo a gestão municipal.



