O Hospital Regional de Toledo, no oeste do Paraná, fechou as portas temporariamente no último sábado (2) após o rompimento do contrato entre a prefeitura e o instituto Ideas, responsável pela gestão da unidade.
Em comunicado, o instituto Ideas justificou o fechamento pela falta de insumos e materiais hospitalares essenciais, além da impossibilidade de fechar as escalas de plantão da enfermagem, o que inviabilizava a manutenção da assistência adequada à população.
A prefeitura de Toledo notificou a direção do Ideas pela rescisão contratual e informou que acompanhava a situação desde o ano passado. Uma comissão especial foi criada para analisar o contrato, iniciado em 2023 com a inauguração do hospital.
Uma reunião emergencial com a prefeitura, o Ministério Público, a 20ª Regional de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) discutiu a continuidade do atendimento. A prefeitura estuda um plano de contingência e buscará um novo gestor em caráter emergencial.
O relatório final da Comissão Processante concluiu que o instituto Ideas descumpriu o contrato de forma repetida, recomendando punições como multa, suspensão de contratar com o município e rescisão contratual. A Secretaria de Administração acatou o relatório e oficializou a rescisão.
O instituto Ideas informou, em nota, que está em tratativas com o município e não se manifestará sobre o caso no momento.



