Nattan salta no público e Xand Avião revisita trajetória no São João de Campina Grande
Nattan salta no público e Xand Avião revisita trajetória no São João

Nattan se jogou no meio do público do Parque do Povo em Campina Grande, repetindo a brincadeira do ano passado, enquanto Xand Avião revisitou sua trajetória no forró com o projeto "Meu São João". A noite desta sexta-feira (26) reuniu cerca de 62 mil pessoas, segundo a organização, no palco principal do São João 2026 de Campina Grande.

Nattan salta do palco e é segurado pelos fãs

O cantor Nattan protagonizou um dos momentos mais inusitados da festa ao se lançar do palco e ser segurado pelos fãs na plateia. Antes do show, ele já havia antecipado ao g1: "Eu disse que não trouxe trampolim. Mas, se o fosso ali entre o palco e o público tiver uma distância boa, se eu tiver 1% de chance, eu vou me jogar no público, porque na hora é muita emoção. Eu pergunto: 'Galera, vocês querem que eu vá ou não?'. Aí a galera responde: 'Vem!'. Então eu vou", disse.

A abertura do show homenageou Flávio José, com imagens do cantor e sanfoneiro paraibano no telão enquanto Nattan cantava "Tareco e Mariola". "Viva São João! Viva Campina Grande! Viva Flávio José!", declarou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Repertório mescla sucessos antigos e novos

No repertório, Nattan mesclou sucessos do chamado "Nattanzinho do Velho Testamento", como "Pelado", "Morena", "Nunca Mais" e "Não Me Esqueceu Né?", com lançamentos mais recentes, entre eles "Aproveita Que Eu Tô Brigado", parceria com Zé Vaqueiro, e "Pela Última Vez", gravada com o grupo Menos é Mais. Antes da apresentação, ele explicou ao g1: "Todo ano a gente tenta se reinventar, fazer algo diferente. Mas não vamos deixar de falar de amor e cantar nossas músicas. Todo mundo pediu o Nattanzinho do Velho Testamento, e a gente vai cantar muito o Nattanzinho do Velho Testamento. As músicas que gravei lá no início e sempre fui muito abraçado pela minha Paraíba", disse.

Interação com o público e gestos de caridade

No início da apresentação, Nattan pegou rosas de um vendedor na grade e as lançou para a plateia. Chamou um fã mirim ao palco para tirar foto. Quando uma fã jogou uma calcinha no palco, brincou: "Essa daqui eu vou dar pra um amigo meu, viu?". Ao som de "Maria Vaqueira", promoveu uma disputa entre os lados do parque. Depois, chamou dois fãs de cada lado para dançar "Muído de Vaquejada". Ele também comentou a possibilidade de fazer um after na Feira da Prata com Xand Avião.

Sobre a interação, Nattan afirmou ao g1: "Os meninos falam: 'Natan, segue aqui'. Eu mudo ali. Mas agora acho que estou bem regrado, bem comportado. Só que, na hora, sempre tem alguma coisa, e eu deixo para agir no momento. Então, no meu show tem de tudo, e isso é muito importante, essa interação e essa aproximação com o público", disse.

Paternidade e caridade

Pai de Zuza, de 5 meses, Nattan falou sobre conciliar carreira e paternidade: "Nessa turnê de São João, a gente pega uma casa de base. Aí a gente pega um avião, faz o show e volta pra lá também pra ficar com ela. E a gente fica conciliando, mas também morrendo de saudade. Tem que ter equilíbrio. É importante a família e o trabalho estarem bem alinhados", afirmou. Ele revelou a expectativa de levar a filha à festa no próximo ano.

No fim do show, Nattan anunciou que doaria o chapéu de palha personalizado para leilão beneficente e prometeu doar R$ 100 mil a uma instituição de Campina Grande. "Na próxima semana, pode cobrar do Nattanzinho R$ 100 mil para ajudar um instituto. R$ 100 mil é meu, e eu vou atrás de mais R$ 100 mil ali do Xand Avião", afirmou.

Xand Avião apresenta "Meu São João"

Xand Avião subiu ao palco principal pouco mais de 1h da madrugada de sábado (27) com o projeto "Meu São João", que revisita sua trajetória no Aviões do Forró. "Graças a Deus, a gente tá conseguindo colocar o São João no lugar que ele merece. Nem maior nem menor do que ninguém, no lugar que ele merece", disse no início.

Antes do show, à TV Paraíba, destacou: "Campina Grande é uma responsabilidade muito grande, não só pra mim como pra qualquer cantor de forró. Sem querer desmerecer nenhum São João pelo Brasil, mas Campina Grande tem um peso gigantesco pra quem trabalha no forró. Eu acho que aqui é a Copa do Mundo do forró. Então, dá uma tremedeira na perna ainda", afirmou.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar

Cinco Xandes em um só show

Ao g1, Xand explicou o conceito: "São cinco Xandes conversando. Eu peguei o Xand de 2002, quando começou o Aviões Forró. Tem o Xand de 2006, que foi o auge do Aviões Forró. O figurino é pensado só pro São João. São mais de 30 figurinos. Eu acho que o público do forró merece isso, merece essa entrega", explicou.

Ele destacou as lembranças da trajetória: "Eu acho que a gente não caminha separado. Eu, quando olho a abertura, eu fico lembrando de tudo que aqueles Xandes passaram, né? Porta na cara, não tocava nos melhores horários, porque tava crescendo ainda. Lembro do estouro em fazer 44 shows no São João, que é muito cansativo, mas a gente conseguiu entregar. Então, eu lembro de tudo", afirmou.

Repertório e convidado especial

No repertório, clássicos como "Recaídas", "Mulher Doideira", "Jeito Carinhoso", "Nota Dez", "Ei Gatinha" e "Galera da Rodinha", além de "Melzinho" e "Muído de Vaquejada". Xand surpreendeu o cantor Jefferson Arretado, natural de Lagoa Seca, convidando-o ao palco para gravar "Sonhador".

Eleito melhor show do palco principal por dois anos consecutivos, Xand atribuiu o reconhecimento à fidelidade do público: "A palavra é essa: fiel. Eu estou há 24 anos fazendo show aqui em Campina Grande e, assim, é muito bom você ver o pessoal ainda gostar do seu trabalho, ainda lhe ouvir. Independentemente de eu ganhar o show ou não [em 2026], acho que quem ganhou com isso foi o forró", disse ao g1.

Nos minutos finais, falou sobre a possibilidade de tricampeonato: "Muita gente perguntando se eu ia ganhar o melhor show do São João pelo terceiro ano, mas eu acho que quem tem que ganhar é o forró", disse.

Programação da noite e próximos shows

Além de Nattan e Xand Avião, a noite contou com Ranniery Gomes, que abriu o palco principal, e a dupla Kátia e Aduílio, que relembrou sucessos do Mastruz com Leite. Neste sábado (27), Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, Talita Mel e Stella Alves se apresentam, das 19h às 3h. A programação paralela começa às 18h.