Lançada obra do primeiro piscinão da Marginal Botafogo em Goiânia
Lançada obra do primeiro piscinão da Marginal Botafogo

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (MDB), anunciou nesta quarta-feira (24) o início da primeira grande obra de contenção de enchentes na Marginal Botafogo. O chamado 'piscinão' terá capacidade para armazenar 100 milhões de litros de água, com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. A expectativa é que a estrutura seja finalizada até o final de dezembro deste ano.

Detalhes da obra e declarações oficiais

Em entrevista à TV Anhanguera, Sandro Mabel explicou que este é o primeiro de três reservatórios planejados para reduzir os alagamentos na via. 'Ela tem a capacidade para armazenar 100 milhões de litros de água acumulados e que vão saindo conforme a chuva passa. Esperamos que até o final de dezembro ela possa estar pronta', afirmou o prefeito.

O piscinão será construído na região entre a Avenida 2ª Radial e a Rua Nonato Mota, no início do Jardim Botânico, conforme informou Flávia Ribeiro Dias, superintendente de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Ela detalhou que o reservatório reterá a água temporariamente para que escoe com menor velocidade, reduzindo o risco de transbordamentos.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Impacto esperado e benefícios

Flávia Ribeiro Dias declarou à TV Anhanguera: 'Acreditamos que essa primeira obra vai resolver cerca de 50% dos problemas. É um projeto muito bem estruturado.' Os principais objetivos são a redução dos picos de vazão, a diminuição do risco de alagamentos e o aumento da segurança para a população.

A obra será contratada emergencialmente para que fique pronta antes do período chuvoso. A superintendente também afirmou que o local já passou por estudos de impactos ambientais. Além do piscinão, a prefeitura realizará melhorias na microdrenagem do complexo viário para ampliar a capacidade de captação e escoamento da água da chuva.

Histórico de alagamentos na Marginal Botafogo

Entre o final de 2025 e o início de 2026, a Marginal Botafogo foi interditada diversas vezes devido ao acúmulo de água na pista e à elevação do nível do Córrego Botafogo. Em dezembro, um homem ficou ilhado após seu carro ser tomado pela água e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Como medida emergencial, a prefeitura instalou cancelas que bloqueiam os acessos à via conforme o risco de alagamento.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar