Guarda de BH proíbe recolher pertences de sem-tetos e exige câmeras
Guarda de BH proíbe recolher pertences de sem-tetos

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, nesta quarta-feira (24), uma portaria no Diário Oficial do Município que estabelece novas regras para abordagens da Guarda Civil Municipal a pessoas em situação de rua. A principal mudança é a proibição do recolhimento de bens pessoais dessas pessoas durante as abordagens, exceto quando os objetos configurarem ilícito penal.

Uso obrigatório de câmeras corporais

A portaria também determina que os guardas municipais deverão utilizar câmeras corporais durante todas as abordagens a pessoas em situação de rua. A medida visa garantir transparência e registrar eventuais irregularidades.

Atuação planejada e integrada

Outro ponto importante é que os guardas só poderão atuar em ações envolvendo pessoas em situação de rua se essas operações forem planejadas, autorizadas e realizadas com a participação de outros órgãos da prefeitura, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Isso significa que abordagens isoladas ou sem respaldo social estão proibidas.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Registro e notificação obrigatórios

Toda abordagem deverá ser formalmente registrada em documento próprio após o fim da ocorrência ou operação programada. Além disso, a Central de Coordenação Geral (CECOGE) deve ser notificada imediatamente sobre qualquer ação.

A portaria representa uma mudança significativa na atuação da Guarda Municipal em relação à população em situação de rua, priorizando o respeito aos direitos humanos e a integração com políticas sociais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar